5 Sentidos

Exposição temporária ‘Traços de Madeira’ inaugurada amanhã na Ribeira Brava

None

O Governo Regional inaugura amanhã, dia 20 de Fevereiro, no Museu Etnográfico da Madeira, na Ribeira Brava, mais uma exposição temporária relacionada com a evolução da arte de embutir na Região, contrapondo obras de diferentes autores, pertencentes a colecções privadas e a diferentes instituições.

Possuindo a ilha um denso arvoredo, desde o início da colonização que o povo recorreu a esta fonte de matéria-prima que o ambiente lhe colocava à disposição, para a construção de inúmeros artefactos utilitários, decorativos, lúdicos ou religiosos.

A construção de mesas, cofres, caixas e outros artefactos em madeira embutida foi uma das actividades que surgiu com a exploração das madeiras, que teve uma expansão e expressão significativa na ilha.

Já nos finais do século XVII, existiam mestres deste ofício que habilidosamente utilizavam as madeiras indígenas. Em 1850, foi apresentada ao público a ‘Exposição Industrial Madeirense’ no Palácio de S. Lourenço, na qual os industriais e artífices expuseram os seus trabalhos, divulgando-se a arte do embutido.

O final do século XIX e princípio do século XX parece ter sido o período áureo desta arte, afirmando-se a qualidade das suas obras artísticas quer no arquipélago, quer no exterior.

Através desta Exposição, pretende-se abordar a evolução desta arte e valorizar os trabalhos e pessoas que a ela estiveram associadas, ao longo do tempo.

Esta mostra estará patente ao público até ao próximo dia 12 de Maio, na sala de exposições temporárias do Museu Etnográfico, na Ribeira Brava