Pan Madeira defende "um sistema europeu de saúde de qualidade"
O Pan Madeira defende um sistema europeu de saúde "de qualidade, onde todos os estados membros possam cooperar entre si, garantindo que nenhum cidadão/ã fique sem acesso a qualquer cuidado médico".
Em nota emitida, a candidatura do Pan Madeira às Eleições Europeias propõe "o acesso universal a cuidados de saúde de qualidade em toda a UE, promovendo políticas de prevenção, diagnóstico e tratamento eficazes para todas as doenças".
Para isso, refere, importa também investir em investigação médica e científica para enfrentar os desafios de saúde emergentes na Europa, tais como as pandemias, doenças crónicas e problemas de saúde mental.
"Ter uma saúde de qualidade na União Europeia é crucial para garantir o bem-estar dos cidadãos/ãs, promover a longevidade e reduzir as desigualdades entre os estados membro. Um acesso a cuidados de saúde eficientes e inovadores fortalece a coesão social, fomenta a produtividade económica dos países e melhora a qualidade de vida. Investir em saúde pública e prevenção de doenças também alivia pressões sobre os sistemas nacionais de saúde e apoiam o crescimento sustentável das comunidades", refere Válter Ramos, candidato do Pan ao Parlamento Europeu.
Para que tal aconteça, importa referir que é fundamental apostar na prevenção da doença, pois para além de melhor a qualidade de vida dos cidadãos/ãs, diminui os custos com tratamentos médicos. Práticas como alimentação saudável, exercícios regulares e check-ups médicos ajudam na prevenção e devem ser apoiados por fundos europeus. Investir na prevenção é uma forma eficaz de promover a saúde pública e garantir uma Europa saudável.
O partido defende ainda a criação de incentivos para o consumo de produtos locais/regionais, apostando numa produção biológica e garantindo apoio aos agricultores/as que utilizem práticas sustentáveis.