Madeira

PAN afirma que "estamos a tratar o oceano e atmosfera como um esgoto"

None

Temos um problema de credibilidade, mas é por nossa escolha que continuamos neste padrão de comportamento”, disse, nesta segunda-feira, o Porta-Voz do PAN numa visita à frente mar do Funchal, na zona do Lido, no seguimento dos avistamentos das ditas “algas” no oceano.

O PAN critica Susana Prada por, no Dia Mundial do Ambiente, que ontem se assinalou, "defender que o esgoto no mar, são algas, que os plásticos reduziram, e eventualmente ainda iremos ouvir que o alcatrão das ginjas será ecológico e que o fumo dos carros é saudável".

“Estamos a tratar o oceano e a atmosfera como autênticos esgotos, para onde lançamos metais pesados, águas cinzentas, dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O), o que provocando problemas na atualidade, também o são para as gerações vindouras, pois por exemplo em média, cada molécula de dióxido de carbono permanece cem anos na atmosfera e até agora já capturaram tanto calor que se, fossem libertadas, teria a intensidade duns milhares de bombas de Nagasaki a explodir no planeta!", refere o partido.

O PAN lembra que o interior sul da Península Ibérica está a desertificar, o rio Nilo está a ficar salinizado e rios como: o Eufrates, o Mississípi, o Tigre, o Danúbio, o Pó, o Reno, o Vístula, o Tejo e o Yangtzé entre tantos outros estão a secar e a colocar gravemente em perigo as reservas de água doce a nível mundial.

O partido considera que não podemos continuar a negar os compromissos assumidos para o abandono dos combustíveis fósseis. "Nem tão pouco compreendemos como é que é possível que o governo regional não utilize os apoios do Plano de Recuperação e Resiliência para acelerar a transição energética e o abandono dos combustíveis fosseis", refere.

Propostas do PAN:

- reduzir até 2030 – 60% do papel utilizado na Administração Pública;

- aumentar até 2030 – 80% das casas e empresas na região com saneamento básico;

- ter até 2030 – toda a Frota dos Horários do Funchal movida a hidrogênio;

- apostar na mobilidade suave para reduzir o número de carros nas cidades;

- lançar o concurso do metro de superfície (Metro bus) entre o Porto do Funchal e Câmara de Lobos;

- banir os plásticos de toda a Administração Pública;

- apoiar a agricultura sustentável;

- não permitir que navios de cruzeiro que não tenham práticas ecológicas aportem na Madeira;

Fundamental para o PAN:

- que o governo regional e os diferentes municípios implementem uma estratégia local/ regional para que as águas sujas não cheguem aos oceanos sem tratamento adequado;

- que a Madeira e o Porto Santo sejam ilhas verdes – energeticamente autossustentáveis.