Depressão Óscar Madeira

Câmara do Funchal acompanha situação na foz da Ribeira de São João

None

“Há uma zona que estamos a acompanhar com algum cuidado: a foz da ribeira de São João e na zona de São Lázaro. Neste momento estamos com baixa-mar, mas sabemos que há a maré alta a partir das 16 horas”, indicou o autarca, afirmando que está a ser feito um trabalho conjunto com a APRAM para limpar a zona.

Pedro Calado fez, há pouco, um novo balanço da situação decorrente da passagem da Depressão Óscar pelo concelho do Funchal.

O túnel de acesso à Pontinha, a rotunda Harvey Foster que conflui com a Carvalho Araújo, já se encontra desobstruída pelo que foi reaberta. “Houve um período que tivemos de encerrar devido à quantidade de água”, assumiu Pedro Calado.

“Naturalmente, cotinuamos a pedir às pessoas para evitarem as deslocações”, reafirmou o presidente da Câmara Municipal do Funchal, reforçando a importância de não serem feitas deslocações desnecessárias.

Quanto a encerramentos de estradas, no concelho do Funchal, existe o troço entre o Terreiro da Luta e as Carreiras (ER 103), e o condicionamento na Corujeira de Dentro e no Curral dos Romeiros.

A CMF está com quase 100 elementos em trabalhos de limpeza, há quase 24 horas. Há 50 elementos da polícia que estão em articulação com a CMF, bem como os Bombeiros Sapadores e Juntas de Freguesia.

Está a ser contactada uma empresa para proceder aos trabalhos de limpeza de estradas, assim que a chuva der algumas tréguas.

Questionado pelos jornalistas, Pedro Calado referiu que entre as 11 horas de ontem e as 9 horas de hoje, ou seja, em 22 horas, houve um período de precipitação muito superior àquela que foi registada em 24 horas no 20 de Fevereiro. Zonas como o Chão do Arieiro, Pico do Arieiro, Pico Alto e Monte registaram picos de precipitação muito grandes, o que leva a um grande caudal das ribeiras.

A autarquia acompanha o caudal das ribeiras, a fim de tentar evitar possível danos. Reforçou a importância dos trabalhos de consolidação de ribeiras e de limpeza de escarpas, um trabalho preventivo, que diz que agora está a colher frutos.