País

PSP realiza a partir de hoje operação "Internet Mais Segura" nas escolas

None

A PSP realiza a partir de hoje uma operação para alertar os jovens dos riscos associados à utilização das novas tecnologias e transmitir alguns conselhos de prevenção e utilização da internet de forma mais segura.

A operação, denominada "Internet Mais Segura", vai realizar-se até 10 de fevereiro junto das 3.000 escolas da área de responsabilidade da PSP e frequentadas por mais de um milhão de alunos, refere um comunicado da Polícia de Segurança Pública.

A PSP considera que os riscos associados à internet ganham "um alcance mais vasto" ao entrarem no campo da cibercriminalidade.

A PSP alerta para "a especial necessidade dos cidadãos se manterem atentos aos riscos" da disseminação de informação falsa, adulterada, dúbia ou enganadora, um fenómeno que ganhou expressão com o aumento do uso das redes sociais, cyberbullying, divulgação de vídeos de cariz íntimo como meio de chantagem, nomeadamente após o fim de relações amorosas e aliciamento 'online'.

Esta polícia refere ainda que os jovens constituem um grupo especialmente vulnerável à vitimização por crimes concretizados por intermédio da internet.