Madeira

Obra de beneficiação do Centro de Saúde do Arco da Calheta custou 1,4 milhões de euros

Presidente do Governo Regional preside amanhã à inauguração da obra

None

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, inaugura esta sexta-feira, 3 de Fevereiro, pelas 16 horas, as obras de beneficiação e ampliação do Centro de Saúde do Arco da Calheta agora concluídas.

A obra custou cerca de 1,4 milhões de euros (com IVA) e incluiu a beneficiação da Capela de Nossa Senhora da Nazaré, contígua ao edifício que está localizado no sítio de Entre Paredes, naquela freguesia.

Em nota emitida o gabinete de comunicação da presidência regional explica que a intervenção vem permitir colmatar as acrescidas necessidades da população residente naquela freguesia, cada vez mais envelhecida. 

Antes eram apenas utilizados dois dos três pisos da infra-estrutura. Com esta intervenção toda a área do imóvel passa a se utilizada.

Com esta beneficiação/ampliação, o centro de saúde passou a ter, ao nível do piso 1, quatro gabinetes médicos, quatro gabinetes de enfermagem, uma sala de tratamentos, uma sala de colheitas, uma secretaria, uma sala de espera, com duas instalações sanitárias (uma delas adaptada para mobilidade reduzida), uma zona de sujos, uma zona de lixos hospitalares, uma instalação sanitária de apoio aos funcionários, uma zona técnica, dois espaços de arrumos e um gabinete polivalente. Governo Regional 

O piso 0, agora integrado no centro, contempla um balneário/vestiário com duas instalações sanitárias, dois duches com uma zona de cacifos para os funcionários, uma sala polivalente e uma instalação sanitária de apoio à sala polivalente.

No piso 2 foi instalada uma copa/sala de refeições para os funcionários, um arquivo, uma instalação sanitária de apoio e uma zona técnica reservada para o aquecimento das águas.

A Capela de Nossa Senhora da Nazaré, que data dos finais do século XVII, reedificada no século XIX, depois de ter caído em ruínas, foi igualmente reabilitada e os espaços exteriores envolventes foram reorganizados, sendo criado um pequeno arruamento de forma a facilitar as acessibilidades à entrada principal do centro de saúde.