Mundo

Escritórios Consulares no Brasil vão ter reforço de recursos humanos

None

Paulo Cafôfo encontra-se na sua primeira visita oficial ao Brasil como Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, como parte de um roteiro pelas comunidades. Cafôfo indicou que tem encontrado muitos madeirenses bem enraizados, mas que nunca esqueceram a Madeira.

O Secretário de Estado diz ter encontrado uma grande comunidade madeirense em Santos, dedicada à Casa da Madeira de Santos e ao Rancho Típico. Paulo Cafôfo deixou o desafio para que concorram aos apoios ao associativismo. “Temos 900 mil euros de apoios ao associativismo”, referiu o governante, indicando que este é um apoio do Estado Português a projectos concretos.

A visita serviu ainda para conhecer o Escritório Consular, que serve pouco mais de 40 mil cidadãos. “Vamos reforçar este nosso escritório consular com um técnico que servirá de coordenador”, referiu Paulo Cafôfo, ressalvando a importância de existir um técnico superior que desempenhe as competências de chefia.

Paulo Cafôfo indica ainda que o Rio de Janeiro e São Paulo terão, cada um, mais cinco funcionários, aos quais acresce um coordenador em Santos. O governante indicou ainda que os funcionários tiveram aumentos salariais, no ano passado, para compensar a desvalorização do real.