Fact Check Madeira

Poderá ser apresentado na próxima edição da ExpoMadeira o primeiro queijo regional concebido e produzido pela empresa 'SantoQueijo'?

Presidente do Governo Regional fez esta quarta-feira o desafio à fábrica de lacticínios

Da marca 'SantoQueijo', a concretizar-se, será o primeiro queijo, mas não será o primeiro queijo de produção regional
Miguel Albuquerque na 'SantoQueijo'
Miguel Albuquerque na 'SantoQueijo', Foto Miguel Espada/ASPRESS

A forma como foi feita a declaração pode suscitar diferentes interpretações

A proposta para que seja produzido o primeiro queijo regional da marca ‘SantoQueijo’ foi feita esta quarta-feira pelo presidente do Governo Regional.

Foi no decorrer da cerimónia de apresentação da ampliação da unidade industrial de lacticínios localizada no Santo da Serra que Miguel Albuquerque afirmou: “Esta é uma empresa imprescindível no tecido económico regional, que tem todas as condições para continuar a crescer e eu já fiz aqui um acordo com o engenheiro João para apresentar na ExpoMadeira o primeiro queijo regional, concebido e produzido pela empresa 'SantoQueijo'”.

Dito desta forma, ou seja, fazendo referência explicita à empresa em causa para que crie o ‘seu’ primeiro queijo, é o mesmo que dizer que a ‘SantoQueijo’, que actualmente produz requeijão, queijo fresco e sobremesas lácteas, caso venha também a produzir queijo, será o primeiro queijo regional concebido pela marca.

Albuquerque desafia 'SantoQueijo' a criar o primeiro queijo da Madeira

A empresa regional de lacticínios absorve 90% do leite produzido na Região

Diferente seria dizer que a referida fábrica de lacticínios poderá criar o primeiro queijo da Madeira.

Se a declaração tivesse sido proferida nestes termos – porventura até terá sido essa a intenção -, já não estaria correcta a afirmação, sendo certo que no passado já houve produção de queijo regional da Madeira.

Foi no tempo da já extinta (em 2013) ILMA – Indústria de Lacticínios da Madeira, com sede em São Martinho, Funchal. Além de leite, iogurtes, gelados e manteiga, a ILMA chegou também a produzir queijo, conforme ilustra esta foto do Arquivo do DIÁRIO.