Madeira

Ribeira Brava passa a distribuir composto mensalmente

Fotos DR/CMRB Ver Galeria
Fotos DR/CMRB

A Câmara Municipal da Ribeira Brava vai disponibilizar à população do concelho composto natural, uma terra fertilizante denominada Biovalor que pode ser usada na agricultura e na jardinagem.

A distribuição arranca esta sexta-feira, 4 de fevereiro, entre as 9h e as 12 horas, no parque de viaturas da Câmara Municipal, abaixo do viaduto da via-rápida. Não é necessário fazer marcação, pelo que basta aparecer e levar o composto que está condicionado a um metro cúbico por pessoa, mediante o stock existente.

Recorde-se que este produto foi oferecido pela primeira vez aos munícipes da Ribeira Brava em dezembro último, numa parceria com a Empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM), tendo registado um bom feedback. Agora o mesmo será facultado mensalmente, na primeira sexta-feira de cada mês.

O Biovalor é produzido na Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra, através da ARM, e resulta do tratamento biológico de resíduos verdes provenientes da limpeza de jardins que são recolhidos seletivamente, permitindo a obtenção de um produto 100% natural, de valor acrescentado à agricultura e à jardinagem, já que se trata de terra com nutrientes naturais que podem substituir os fertilizantes químicos.

Esta parceria entre a Autarquia da Ribeira Brava e a ARM permite oferecer à população um produto natural com benefícios para os solos e para o meio ambiente. Fornece às plantas nutrientes primários, como azoto, fósforo e potássio, reduz a utilização de fertilizantes sintéticos, adubos e pesticidas, para além de diminuir o risco de contaminação das águas subterrâneas e superficiais.