Vigilantes da natureza instam Governo Regional a rever salários
Saiba o que marca a agenda desta quinta-feira, quando se assinala o Dia Nacional do Vigilante da Natureza
Este é o trigésimo terceiro dia do ano. Faltam 332 dias para o termo de 2023.
Os vigilantes da natureza instam o Governo Regional a rever a tabela salarial desta classe profissional, pois sentem-se injustiçados em relação ao que se passa no continente.
“Quando foi feita a actualização da carreira, os vigilantes da natureza esperavam que o Governo Regional fosse um pouco mais além do que foi no que respeita à revisão da tabela salarial”, refere, ao DIÁRIO, Nélson Pereira, lembrando que em causa poderão estar aumentos que rondarão pouco mais de 100 euros por mês.
O vigilante e representante dos colegas madeirenses junto da Associação Portuguesa de Guardas e Vigilantes da Natureza diz não aceitar que as carreiras especiais da Região, como é o caso da dos Vigilantes da Natureza, não tenham sido contempladas na revisão salarial feita a nível nacional.
O também coordenador da estrutura madeirense do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STRPSSRA) entende ser “inconcebível” que quem entra na carreira fique a ganhar o salário mínimo, atendendo ao grau de exigência e penosidade que as funções que estes homens e mulheres estão sujeitos no desempenho das suas funções.
Vigilantes da natureza da Madeira contra proposta sobre a carreira
Os vigilantes da natureza da Madeira garantiram hoje que vão "fazer os possíveis" para que a proposta de carreira não seja aprovada na Assembleia Legislativa, considerando que o diploma não resolve a situação "precária" em que trabalham.
“Queremos que o Governo Regional adapte algumas medidas à Madeira de forma a aplicar cá a mesma tabela salarial que vigora no continente", sustenta, pedindo a subida de dois escalões para quem entra na base da carreira.
Região pioneira ao criar carreira especial para os Vigilantes da Natureza
“A Região Autónoma da Madeira foi pioneira a nível nacional a rever a carreira dos Vigilantes da Natureza e a consagrá-la como carreira especial, através de uma proposta equilibrada que foi ao encontro das principais expectativas dos vigilantes”, sublinhou a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, durante a cerimónia de entrega de louvores a estes profissionais.

Outra luta que Nélson Pereira espera vir a ganhar definitivamente é a duração da estadia destes profissionais nas ilhas Selvagens ser de 15 dias e não de três semanas. Neste momento, fruto de uma providência cautelar interposta conjuntamente com os representantes sindicais da Polícia Marítima, está a ser respeita a rendição a cada duas semanas, mas o vigilante espera que a situação venha a ficar resolvida definitivamente, mostrando esperança que a questão das condições de transporte sejam melhoradas.
Ainda no que respeita às condições de trabalho, o representante dos vigilantes madeirenses pede mais e melhores viaturas e equipamento, tudo que estes profissionais possam desempenhar melhor o seu trabalho. Entre as suas funções está, por exemplo, a vigilância das reservas naturais que a Região possui. Tal como o DIÁRIO revela na sua edição impressa de hoje, no ano passado, foram detectadas cinco infracções.
Para hoje, às 12h30, está agendada a cerimónia do Dia do Vigilante da Natureza, a ter lugar no hotel Pestana Grand, e que contará com a presença do presidente do Governo Regional.
Na nota enviada à comunicação social, o gabinete de Miguel Albuquerque refere que o Corpo de Vigilantes é um serviço auxiliar de polícia tutelado pela Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, que actualmente é composto por 33 elementos, que asseguram "uma vigilância em permanência (365 dias/ano) nas áreas protegidas marinhas e terrestres, de todo o arquipélago".
Na cerimónia desta tarde, além da atribuição de louvores e elogios, será homenageado o Vigilante da Natureza Especialista, José Manuel Jaques da Mata, que já passou à condição de aposentado, pelos serviços prestados ao longo dos anos.
Entre as competências atribuídas aos vigilantes da natureza incluem-se verificar a eventual prática de infracções, de âmbito contraordenacional, na área de que são responsáveis, tendo em conta as disposições legais no que se refere ao ambiente, recursos naturais e património natural, e elaborar autos de notícia relativos às infrações por si presenciadas ou verificadas; participar na prevenção e deteção de incêndios florestais e rurais, bem como colaborar no seu combate; e prestar colaboração no âmbito da protecção civil nas áreas protegidas ou nas zonas de intervenção.
A par disso, os vigilantes prestam apoio directo, em todo o arquipélago da Madeira, a reconhecidos trabalhos de conservação da natureza.
Mas a agenda desta quinta-feira conta com outras iniciativas. Saiba quais:
Às 9h00 teremos o debate mensal na Assembleia Legislativa da Madeira, cujo tema será a Educação, que contará com a presença de Miguel Albuquerque.
À mesma hora, o Mercado dos Lavradores recebe mais uma das suas feiras temáticas.
09h30 - Abertura do ‘Hack Your Health – Gaming Hackathon’, um evento promovido pela Startup Madeira, no âmbito do consórcio eGames, terá como base os ‘Serious Games’ que, por definição, são jogos que vão além do simples entretenimento. O secretário regional da Economia presidirá à abertira do evento que terá lugar no hotel ‘The Views’.
Às 11h30 será divulgado o programa de festas do Carnaval deste ano na Madeira. Caberá a Eduardo Jesus, governante com a parta do Turismo, dar a conhecer os eventos e animação que vai marcar o quotidiano sobretudo do Funchal entre 15 e 26 de Fevereiro. A conferência de imprensa decorrerá no icónico Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s.
12h00 - decorrerá a tomada de posse do Conselho Municipal de Segurança do Funchal. Pedro Calado e outras entidades vão estar presentes.
Às 14h00 tem lugar a apresentação do Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Sector Vitivinícola, uma ferramenta de trabalho do sector, que procura contribuir objectivamente para a certificação da sustentabilidade. O Referencial enumera os requisitos mínimos de implementação aplicáveis a todas as organizações ligadas ao sector do vinho, que se proponham obter a respectiva certificação, bem como os indicadores, métricas e objectivos para cada um dos requisitos. O presidente do ViniPortugal, Frederico Falcão, vai estar ao lado de Humberto Vasconcelos, governante com a pasta da Agricultura, na apresentação do documento.
Às 17h00, o PCP procede, junto ao Centro Comercial La Vie, ao lançamento da campanha 'Dar Mais Força aos Trabalhadores', cabendo a Edgar Silva dar a conhecer aos madeirenses quais as linhas mestras da mesma.
Tome nota, também, de algumas das efemérides que marcaram este dia 2 de Fevereiro ao longo dos anos:
1635 - Os holandeses fundam Nova Amesterdão, actual cidade de Nova Iorque.
1832 - Guerra Civil portuguesa. É publicado o manifesto liberal de D. Pedro.
1882 - Nasce, em Dublin, na Irlanda, o escritor James Joyce, romancista, autor de "Ulisses".
1917 - Grande Guerra 1914-1918. As primeiras tropas portuguesas, onde se incluíam alguns madeirenses, chegam a Brest, em França.
, Foto DR
1920 - A Estónia assina a paz com a Rússia e declara a independência.
1971 - Assinatura da Convenção de Ramsar, ou Convenção sobre as Zonas Húmidas de Importância Internacional, especialmente enquanto "Habitat" de aves aquáticas.
1984 - É aprovada a criação do Conselho Permanente de Concertação Social, órgão de carácter consultivo e de composição tripartida (Governo-Patrões-Sindicatos).
1999 - Hugo Chávez assume a Presidência da Venezuela.
2005 - É aprovado o pacote antitabaco que proíbe a venda de cigarros a menores de 16 anos e impõe a criação de espaços para não fumadores nos restaurantes.
2020 - As Filipinas anunciam o primeiro caso mortal pelo novo coronavírus no país e o primeiro fora da China.
2021 - Um tribunal russo condena Alexei Navalny a dois anos e meio de prisão, por violação de liberdade condicional. Líder oposicionista afirma ter sido vítima do medo e ódio do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Pensamento do dia
"Não existe maior loucura no mundo do que um homem entrar em desespero". Miguel de Cervantes (1547-1616), escritor espanhol, autor de "O Engenhoso Cavaleiro D. Quixote de la Mancha".