Mundo

Rishi Sunak acredita que "melhores tempos" virão para o Reino Unido

None
Foto Toms Kalnins / EPA

O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, afirmou, numa mensagem vídeo gravada, que se sente "confiante" de que "melhores tempos" virão para o Reino Unido em 2023.

O vídeo, divulgado nas redes sociais na tarde de 31 de dezembro, contrasta com a mensagem oficial de ano novo, também difundida no sábado, em que o líder conservador alertava para os problemas que o país enfrenta e que não desapareceriam em 2023.

"Só quero que os cidadãos se sintam esperançados. Sei que foi duro, mas sinto-me realmente confiante de que melhores tempos virão", afirmou Rishi Sunak, na sua segunda mensagem de ano novo.

Apesar de estar à frente do Governo há pouco mais de dois meses, o primeiro-ministro britânico realçou que se sente esperançado quanto à mudança que poderá trazer "para melhorar a vida das pessoas".

O ano de 2022 no Reino Unido foi marcado por várias mudanças na política nacional, com o país a ter conhecido três primeiros-ministros diferentes (Boris Johnson, Liz Truss e Sunak).

O país enfrenta um panorama financeiro difícil, com a dívida a disparar, a libra a desvalorizar e o medo de entrada em recessão, num momento em que o Brexit não está inteiramente resolvido, continuando a gerar incerteza em questões como o protocolo da Irlanda do Norte.

Para além disso, os conservadores, no poder há 12 anos, têm enfrentado manifestações e várias greves nos últimos meses para reivindicar aumentos salariais.