Madeira

Previsão de chuva não se concretizou e fogo-de-artifício encantou milhares no Funchal

Foto Hélder Santos/ASPRESS
Foto Hélder Santos/ASPRESS

A previsão de chuva no Funchal não se concretizou e o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício que assinala a passagem de ano, com a duração de oito minutos, voltou a encantar milhares de madeirenses e estrangeiros.

Às 00:00 do primeiro dia de 2023, o céu estava bastante nublado sobre a capital madeirense, mas o espetáculo pirotécnico manteve o brilho de sempre, ainda que o fumo gerado pela deflagração do fogo condicionasse o visionamento a partir de alguns pontos.

O espectátulo de fim-de-ano na Madeira em 40 segundos

Foram estabelecidas três áreas estratégicas para lançamento de fogo no Funchal com 28 postos ao longo do anfiteatro, cinco dos quais no no mar - três a sul da Pontinha, dois entre o Cais 8 e o Lazareto.

Este ano, como de costume, milhares de pessoas assistiram ao fogo-de-artifício espalhadas por diversos locais da baía e anfiteatro da cidade, entre ruas, praças, casas particulares, hotéis e miradouros, sendo que a ocupação hoteleira ronda os 100% e à meia noite estavam seis navios de cruzeiro no porto e ao largo.

O espetáculo pirotécnico constitui um dos maiores cartazes turísticos da Madeira e este ano foi adjudicado à empresa Macedos Pirotecnia, Lda. por cerca de um milhão de euros.

PSP vigiou a via rápida durante o fogo como prometido

A Polícia de Segurança Pública, através do comissário João Góis, tinha deixado o alerta para que os automobilistas não parassem os carros na via rápida para assistir ao espectáculo de fogo-de-artifício na passagem de ano, prometendo fiscalização, o que efectivamente se sucedeu no viaduto do Caminho do Comboio.

O fogo foi lançando a partir de 58 postos, distribuídos por todo o anfiteatro e baía do Funchal.

Apesar de não se ter verificado a ocorrência de precipitação, nem antes nem durante o espetáculo, e de agora decorrer animação de rua em diversos pontos da capital madeirense, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para chuva forte até ao meio da manhã de hoje na parte oeste e na vertente sul da ilha da Madeira.