Artigos

O que esperar de 2023!

3,2,1, chegou 2023. Mais um ano na “jiba”. A passagem de ano é feita com 12 BADALADAS!... Entre as despedidas do velho 2022 e as boas-vindas ao Ano Novo 2023. Como sempre, o festival pirotécnico abrilhantou a cidade do Funchal para regalo dos madeirenses e dos forasteiros que nos visitam.

Partindo deste pressuposto, reformulo os votos de Bom Ano para todos, desejando em particular aos profissionais da PSP que, como eu, estiveram de serviço, na noite de São Silvestre, os maiores sucessos, sobretudo quando 2022 não nos deixa grandes saudades. Que ano!! De facto, um ano para jamais ser esquecido por todos nós, sem dúvida alguma.

O leitor deve estar a perguntar o motivo de tamanho pessimismo nessas singelas palavras introdutórias, mas garanto não se trata de uma visão pessimista e nem de um pessimismo travestido de realismo, para tentar ser eufemístico e não correr o risco de me tornar um profeta do caos.

Ademais, nunca, na história recente, vivemos um ano de tamanha tribulação, em todos os aspetos. Ficam para trás momentos maus, muito maus e poucos bons, num sistema político, económico e social, em permanente mudança e que ninguém percebe bem para onde caminha...

Nesta caminhada, os profissionais da PSP, estão fartos que lhe tirem o pouco que tem e que não invistam o que merecemos. Digamo-lo abertamente! Será que este ano nos brindará com uma verdadeira mudança nas forças e serviços de segurança? Bem que os POLÍCIAS têm de ter esperança numa nova visão neste novo ano, e que nos faça desde já estar alerta e unidos em torno de uma forte participação em defesa dos nossos Direitos. Por isso, não se demitam dos Vossos direitos e deveres, olhem para o amanhã e não somente para hoje. Tudo tem a sua razão de ser!

Aliás, temos o dever de dar mais credibilidade e transparência às nossas intervenções, gerando uma maior confiança. Já vencemos crises no passado, saindo enriquecidos, com coragem e visão.

No meio de tudo isto, enalteço mais um ano de trabalho, de dedicação, e de orgulho em ser Polícia. Olhando para o futuro, reforço o valoroso contributo na promoção da segurança e na própria qualidade de vida dos madeirenses através da prestação de serviços públicos e de proximidade com o cidadão, com a mesma abnegação e empenho profissional demonstrado ao longo destes 144.º anos a servir o melhor destino insular do Mundo.

Por outro lado, o PAPEL dos POLÍCIAS é, reconhecidamente, essencial para a sustentabilidade da segurança no arquipélago da Madeira, quer nas respostas que carecem de maior complexidade, quer na integração multidisciplinar e pluriprofissional em complementaridade estreita com os diversos atores da segurança nesta região autónoma. Vamos em 2023 converter o esforço já desenvolvido num caminho mobilizador e consistente de futuro porque os madeirenses precisam, também, de todos nós polícias.

Sem responder diretamente à questão, faz sentido os Polícias terem Esperança? Sim, esperamos. Por isso, torcemos, sonhamos, pedimos, suplicamos. Contudo, não bastam desejos, é preciso agirmos, reivindicarmos mais e melhor para darmos passos em direção a concretização da nossa esperança, para que ela saia do campo do imaginário e se torne real.

Para concluir, e utilizando uma tradição de Ano Novo, superstição ou não, uma “das minhas 12 passas ingeridas” teria também um outro lado, um lado que muito pouco se fala: a PSP também pode mudar e ter Esperança. Depende não só da tutela, mas também de cada um de nós e de como aprenderemos a partir de nossos erros e como reagiremos.

Sei que o início de meu texto soa pessimista, mas não compactuo com o pessimismo. Nem com o otimismo patético. Sejamos sóbrios ao analisar tudo com a devida cautela e parcimónia. Aprender é preciso. Fazer o certo, mais ainda.

Faço votos que 2023, tenha menos criminalidade, menos sinistralidade e acidentes mortais nas nossas estradas, menos agressões a polícias e às mulheres, crianças e pessoas idosas, vítimas de violência doméstica, mais segurança e melhores condições de trabalho para os profissionais e que todos os POLÍCIAS realizam os sonhos, partilhados em família e com os concidadãos. Feliz 2023!