Madeira

Ministra acusa Madeira de não regulamentar apoios

None

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, acusou o Governo Regional de não regulamentar os apoios estatais de combate à pandemia, primeiro e agora os da ajuda às famílias no âmbito do combate à inflação.

A governante respondia a uma pergunta da deputada social-democrata Sara Madruga da Costa, na Assembleia da República, esta manhã.

"A Madeira não é excluída dos apoios. O que acontece é que a Madeira auto-exclui-se porque não regula os apoios", afirmou Ana Mendes Godinho, acrescentando que a Região "opta por não criar mecanismos exactamente com os mesmos instrumentos que o Governo da República dispõe". A ministra diz que se trata de uma "opção política" do Governo Regional da Madeira. 

Ana Mendes Godinho salvaguardou, por outro lado, que as medidas colectivas do sistema de Segurança Social têm abrangência nacional e não dependem da "vontade" do Governo Regional, aludindo às verbas que vão ser canalizadas para as contas dos portugueses em Outubro.

A resposta 'enervada' da governante seguiu-se a uma intervenção/pergunta de Sara Madruga da Costa, que afirmou que a solidariedade nacional tem excluído a Madeira. E exemplificou com o covid-19, lamentando que agora se vá passar o mesmo no combate à inflação.