Madeira

"A Madeira esteve presente apesar da distância que nos separa da nossa ilha"

Pedro Fino em Desfile/Parada que reúne centenas de pessoas ao longo das ruas de New Bedford

None Ver Galeria

No âmbito da visita a New Bedford onde decorrem as 108.º Festas do Santíssimo Sacramento, o Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, participou ontem no momento alto das festas, o Desfile/Parada, onde centenas de pessoas se juntam para ver esta passagem, num ambiente de verdadeiro arraial madeirense, com as ruas enfeitadas como nos desfiles tradicionais da Região.

“Foi um momento em que, nas ruas de New Bedford, a Madeira esteve presente, apesar da distância que nos separa da nossa ilha”, descreveu Pedro Fino.

Neste desfile, a Madeira está presente, quer nos trajes, enfeites, nas músicas, quer na própria gastronomia. Ao longo do desfile, as várias entidades percorrem a pé as ruas, num momento de convívio e de tradição.

No final das festas, o Clube do Santíssimo Sacramento atribuiu bolsas de estudo aos jovens. “Esta é uma prática socialmente relevante e fundamental que estabelece uma ligação deste clube e desta festa com a sociedade local, mantendo viva esta tradição”, salientou.

O clube organizador, o Clube Madeirense do Santíssimo Sacramento, tem, de facto, como missão apoiar os estudantes e instituições de caridade. Por esse motivo, após o desfile, haverá uma entrega de bolsas de estudo no Campo da Madeira.

Todos os anos, a festa termina com uma grande parada, que reúne mais de 40 organizações, emigrantes e várias gerações de lusodescendentes. No final da festa, o Clube do Santíssimo Sacramento seleciona uma comissão de festeiros para organizar o evento do ano seguinte. Um membro do clube pode integrar um Comitê de Festa apenas uma vez a cada cinco anos, com exceção de anos especiais de aniversário. Todos os membros da Comissão da Festa podem traçar a sua herança portuguesa madeirense através de pelo menos um dos seus parentes.

As Festas do Santíssimo Sacramento se revestem de uma forte tradição, sendo que aconteceram pela primeira vez em 1915, por iniciativa de quatro emigrantes madeirenses, que deixaram a sua terra natal à procura de uma vida melhor. Em ação de graças e em louvor ao Senhor por terem chegado sãos e salvos ao destino que escolheram para começar uma nova vida, depois de uma travessia atribulada pelo Atlântico, que quase fez naufragar o barco onde viajaram, estes emigrantes decidiram organizar em New Bedford a primeira festa do Santíssimo Sacramento, à semelhança do que é feito em muitas localidades da Madeira. A partir daí tornou-se uma tradição, onde a cultura madeirense está sempre em destaque. Desde então tornaram-se numa das maiores celebrações portuguesas fora do território nacional, juntando todos os anos mais de 100 mil pessoas.