Madeira

Mais de 1.200 jovens formados nos 60 cursos de primeiros socorros promovidos pelo SESARAM

None

Teve início esta segunda-feira mais um curso de primeiros socorros, integrado na 21.a edição da iniciativa de Verão promovida pela Direcção do Internato Médico do Serviço Regional de Saúde.

Desde 2004, já se formaram em Suporte Básico de Vida mais de 1.200 jovens, num total de 60 cursos realizados.

Para Herberto Jesus, este tipo de formação é importante porque pode fazer toda a diferença quando estes jovens se virem perante alguém vítima de um enfarte, de uma intoxicação ou de um qualquer acidente. Para o director regional de Saúde, os conhecimentos que os jovens vão adquirir com este curso vão facilitar uma acção mais adequada e atempada em cada situação.

O médico defende, inclusive, que toda a população deveria procurar ter as noções básicas de como proceder nesta situações. "Cada vez é mais importante nós, como cidadãos termos uma pequena formação de suporte de básico de vida. Acho que o suporte básico de vida devia ser generalizado a toda a população", vincou. 

“Cada vez mais, nós como sociedade, temos de saber o que fazer, nomeadamente todos devíamos saber suporte básico de vida”, defendeu, dando conta de que estas formações mais simples e acessíveis podem ser solicitadas ao Serviço Regional de Protecção Civil ou ao Serviço Regional de Saúde. Em causa estão formações para grupos de 10 a 20 pessoas, com a duração estimada de um dia.  

Já o curso que hoje se inicia é o segundo de um conjunto de três que acontecem este mês de Agosto. Tal como já fora referido pelo secretário regional de Saúde e Protecção Civil aquando das abertura do primeiro curso, esta é uma iniciativa sempre com muitos interessados, não sendo possível satisfazer todos os inscritos.