Madeira

Equipamentos permitem monitorizar condições meteorológicas em tempo real no Porto Moniz e Porto Santo

None

Duas estações equipadas com GPS de alta precisão, marégrafo, sensores da temperatura e humidade relativa do ar, pressão atmosférica, vento e precipitação foram instalados, entre os dias 3 e 5 de Agosto, nos portos marítimos do Porto Moniz e Porto Santo, no âmbito do projecto de infraestrutura EMSO-PT 'Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água – Portugal'.

Estas estações permitirão aos níveis internacional, nacional e em particular regional, a monitorização em tempo real das condições meteorológicas locais, bem como integrarem o sistema de alerta de tsunamis do Atlântico, os quais têm o potencial de afectar as zonas costeiras da Madeira. Contribuirão também para o estudo da variação do nível médio da água do mar, associado às alterações climáticas". Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

Esta instalação foi realizada pela UBI (Universidade da Beira Interior) e pelo IPMA, com o apoio técnico e logístico da APRAM SA, ARDITI, Porto Santo Line, Bombeiros Voluntários de Porto Santo e Direcção-geral da Autoridade Marítima.

Os dados serão disponibilizados por esta infraestrutura a todas as entidades com interesse científico e operacional, designadamente nos domínios da geofísica, meteorologia e ciências do mar". Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)