Mundo

ONU e CAF vão apoiar a recuperação socioeconómica da Venezuela

Foto EPA
Foto EPA

A representação da ONU na Venezuela e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), assinaram um acordo de colaboração para apoiar a recuperação socioeconómica do país na era pós-covid-19.

O acordo, segundo um comunicado divulgado em Caracas, tem como propósito promover o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Planos Nacionais de Desenvolvimento da Venezuela, para avançar na recuperação e resiliência.

"Com o objetivo de não deixar ninguém para trás, a ONU e a CAF centrarão esta colaboração em três eixos principais: mobilidade humana, o desenvolvimento produtivo e segurança alimentar, a recuperação e restauração dos serviços básicos para uma maior proteção social", explica o documento.

Segundo o coordenador-residente da ONU na Venezuela, Gianluca Rampolla del Tindaro, a nova parceria "é um importante passo em frente para mobilizar recursos e compromissos de todos os atores para apoiar uma recuperação socioeconómica sustentável".

Segundo o presidente executivo da CAF, Sérgio Díaz-Granados, é uma oportunidade para "continuar somando esforços, complementar conhecimentos e experiências para oferecer soluções eficientes e pragmáticas que melhorem a qualidade de vida da população e proporcionem melhores oportunidades para o seu desenvolvimento".

"Este acordo com a ONU é fundamental para trabalhar em conjunto para alcançar os ODS, apoiar medidas para mitigar as alterações climáticas e promover o desenvolvimento sustentável", disse, citado pelo documento.

O comunicado explica ainda que os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o ambiente e o clima da Terra, e assegurar que as pessoas em toda a parte possam desfrutar de paz e prosperidade.

Em 2021, com as ações da ONU e o apoio financeiro de doadores internacionais como a CAF, em 332 municípios venezuelanos, 4,5 milhões de pessoas na Venezuela melhoraram o seu acesso aos serviços de saúde, água e saneamento e alimentação diversificada, entre outros.

"O regresso em segurança à escola e o reforço dos serviços de proteção, também foram apoiados", explica.

A ONU tem, na Venezuela, 9 agências, fundos e programas residentes (ACNUR, FAO, OIM, ONUSIDA, OPAS/OMS, PNUD, UNFPA, UNICEF, PAM) e dois escritórios de coordenação.

A missão da CAF é promover o desenvolvimento sustentável e a integração regional através do financiamento de projetos dos setores público e privado, prestando cooperação técnica e outros serviços especializados.

Criada em 1970 e atualmente composta por 20 países - 18 da América Latina e das Caraíbas, juntamente com Espanha e Portugal - e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um gerador de conhecimento para a região.