Madeira

ISAL organiza 'TUR Senses Regional Conference'

None

O Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL) prepara-se para realizar esta quinta-feira, 9 de Junho, o evento 'TUR Senses Regional Conference', composto por uma exposição de artes plásticas e uma conferência intitulada 'Visões interdisciplinares sobre o Turismo na Região'.

Esta é uma iniciativa organizada pela turma do 1.º ano da Licenciatura de Turismo, do ISAL, no âmbito da unidade curricular de Organização e Gestão de Eventos, com coordenação de Diogo Goes, Diretor do Departamento de Ciências Humanas e Sociais.

O programa do evento tem início às 18h30 com a inauguração da exposição 'Cinco Sentidos', da autoria de Gonçalo Ferreira de Gouveia, seguindo-se a abertura da conferência interdisciplinar pelas 19h15, que contará com prestigiados oradores, nomeadamente, Pedro Mendes Gomes (CEO da Rota dos Cetáceos), Ricardo Miguel Oliveira (director do DIÁRIO) e Gonçalo Ferreira de Gouveia (Professor Auxiliar na Universidade da Madeira). A moderação estará a cargo de Sancha de Campanella, vice-directora geral do ISAL. Já na segunda parte da conferência, duas dezenas de estudantes terão a oportunidade de apresentar as conclusões dos estudos por si desenvolvidos.

“Este evento acompanha os objectivos estratégicos do Departamento de Ciências Humanas e Sociais e do Centro de Investigação Científica do ISAL, tendo em vista a promoção do conhecimento científico e uma visão interdisciplinar sobre o sector do Turismo, vindo também assinalar, o Dia Mundial dos Oceanos, que se celebra a 8 de Junho” Diogo Goes, 'chair' do evento

A exposição de Gonçalo Ferreira de Gouveia, que se debruça sobre a exploração de uma linguagem contemporânea da identidade insular, está inserida no projecto europeu 'STATUS Steering Transition and Advancement of Tertiary Underrepresented Students', desenvolvido no âmbito do Erasmus+ KA220 - HED – Cooperation Partnerships in Higher Education.

No texto de apresentação da exposição,  o autor refere que convoca a memória e encena “(...) o marulhar azul do mar concerta-se a voz saborosa do vento; um retinto repicar de sinos ecoa nos quintais, desafiando a preguiça mole das lagartas; as grinaldas dos arraiais, embandeirando um labirinto de mastros sem nau, riscam o polimento do céu, numa desordem sábia de arabescos rítmicos, coloridos e insolentes (...)”, escreve Gonçalo Gouveia.

A entrada no evento é livre.