Madeira

CMF prorroga prazo de análise do financiamento da 2.ª fase da Recuperação e Ampliação da ETAR

Autarquia vai reforçar o empréstimo de 3 milhões para o montante de 8 milhões de euros.

None

A Câmara Municipal do Funchal decidiu na reunião camarária desta quinta-feira, 5 de Maio, prorrogar o prazo de análise para o financiamento da 2.ª fase da Recuperação e Ampliação da ETAR do Funchal.

A deliberação, aprovada pela maioria, com o voto contra da coligação Confiança, surge após a autarquia solicitar um reforço do empréstimo de 3 milhões de euros para 8 milhões. Uma instituição financeira pediu mais uma semana para analisar o financiamento, tendo os autarcas aprovado hoje essa prorrogação. 

Após à reunião semanal e dirigindo-se aos jornalistas, o presidente da autarquia, Pedro Calado, explicou que face ao "acréscimo significativo" do preço base da obra, motivado pelo aumento dos custos da construção, o município teve de "solicitar à banca um reforço do financiamento". 

Calado lamentou o voto contra da Confiança, alertando para a importância da intervenção na ETAR: "A coligação Confiança continua a votar contra a execução da nova ETAR, nós temos que executar esta obra fundamental para a qualidade de vida dos cidadãos, sobretudo no que toca, em termos de matéria ambiental, o tratamento de resíduos sólidos".

A nova ETAR é um projecto fundamental para o qual nós temos financiamento comunitário garantido, é uma obra que conta também com o apoio do Governo Regional e financiamento bancário.  Pedro Calado

Na reunião de câmara de hoje foi ainda aprovado um apoio no montante de 400 mil euros destinado a 75 entidades desportivas do concelho do Funchal. 

São 400 mil euros à disponibilização de todas as entidades desportivas, queremos muito promover e apoiar eventos desportivos, um dos nossos objectivos é criar condições para que a juventude tenha acesso à prática desportiva, porque achamos que o desporto é um excelente veículo de promoção de saúde e de bem-estar. Pedro Calado