Mundo

Descarrilamento de comboio de mercadorias faz sete mortos no leste do Congo

Foto Arquivo/DR
Foto Arquivo/DR

Pelo menos sete pessoas morreram na noite de sábado para domingo num novo descarrilamento de um comboio de mercadorias na província de Lualaba, no sudeste da República Democrática do Congo (RDCongo), anunciou hoje um responsável provincial.

O balanço provisório é de "sete mortos e 14 feridos graves", disse à agência France-Presse (AFP) o ministro do Interior da província, Deoda Kapenda, admitindo que o número de vítimas poderá aumentar, uma vez que muitos viajantes clandestinos "estão escondidos sob os vagões deitados".

Segundo um responsável local da Sociedade Nacional dos Caminhos de Ferro do Congo (SNCC, na sigla em francês), o comboio de transporte de mercadorias tinha oito vagões.

O comboio viajava da província de Lualaba para Kananga, na região de Kasaï.

O acidente ocorreu na localidade de Buyofwe, a cerca de 200 quilómetros de Kolwezi, capital da província de Lualaba.

O descarrilamento ocorre duas semanas após um outro, que ocorreu em meados de março na mesma localidade e que fez pelo menos 75 mortos e 125 feridos, segundo o Governo de Kinshasa.

Os descarrilamentos de comboios são frequentes na RDCongo, tal como os naufrágios de embarcações sobrelotados em lagos e rios do país.

Muitas vezes, à falta de comboios de passageiros ou de vias circuláveis, os cidadãos recorrem aos comboios de mercadorias para percorrer longas distâncias.