Madeira

Ricardo Nascimento salienta interesse geológico da Ribeira Brava

None

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava salientou, hoje, o interesse geológico que o município oferece. “Numa ilha montanhosa e rochosa como a nossa, a geologia tem uma importância fulcral para todos nós”, referiu no encerramento das V Jornadas de Geologia da Escola B+S Padre Manuel Álvares.

Entre os locais de interesse geológico estão exemplos como o Geossítio da Fajã dos Vinháticos, a Encumeada, ambos na Serra de Água; e o Geossítio da Fajã do Mouro, na Tabua.

No entanto, o facto de estar rodeado por montanhas concede ao município alguns desafios, como é a necessidade de limpeza de escarpas, trabalho que tem vindo a ser monitorizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil. As intervenções têm ocorrido na escarpa sobranceira à entrada do cais da Ribeira Brava, na estrada de acesso ao sítio da Furna e na escarpa do Calhau da Lapa.

"Nascimento salientou ainda a integração do Município na Rede Natura 2000 que abrange parte da encosta este e oeste do vale da Ribeira Brava, parte da encosta a sul da Caldeira da Achada e parte da encosta a sul da freguesia do Campanário que, por serem áreas sem intervenção humana, têm grande impacto turístico, potenciando a observação de aves e da vida marinha que vive protegida no seu habitat natural", refere nota da autarquia enviada à comunicação social.

“Se há rochas que se atravessam no nosso caminho, há outras que potenciam o que de melhor temos para oferecer”, referiu o autarca, salientando que a Ribeira Brava criou um Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico para “definir as nossas intervenções e promover a oferta turística do nosso território”.

As questões ambientais também merecem a atenção da CMRB, havendo o compromisso de “colocar no terreno algumas medidas de proteção do meio ambiente”, como a reabilitação da estação hidroelétrica da Serra de Água que está já em curso para a produção de energia limpa.

As Jornadas de Geologia terminam com uma visita ao Porto Santo para o estudo de alguns pontos de interesse geológico.