A Guerra Mundo

Kiev pede suspensão da participação de Moscovo na OMC

None
Foto EPA

A Ucrânia solicitou hoje a suspensão da participação da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), uma semana depois do início da invasão russa.

Na OMC como noutras organizações internacionais em Genebra e noutros locais, as autoridades ucranianas estão a intensificar os esforços para isolar a Rússia.

Num 'tweet', a representação da Ucrânia junto de organizações internacionais em Genebra anunciou hoje que tinha "informado os membros da OMC da sua decisão de impor um embargo económico total e de deixar de aplicar os acordos da OMC nas suas relações com a Rússia".

O 'tweet' apela a outros membros da OMC "para tomarem o partido da Ucrânia na adoção de medidas restritivas comerciais semelhantes" contra a Rússia.

A representação ucraniana também anexou ao 'tweet' uma carta da embaixadora ucraniana enviada à OMC na quarta-feira explicando as razões pelas quais Kiev decidiu impor o embargo.

"Estamos confiantes de que outros membros da OMC se juntarão à Ucrânia na luta contra a invasão militar russa, tomando medidas semelhantes contra o Estado agressor", escreveu a embaixadora Yevheniia Filipenko.

"Instamos todos os membros da OMC a considerarem outras medidas para suspender a participação da Federação Russa na OMC", acrescentou, acusando Moscovo de violar os "princípios" do organismo de comércio global.

A OMC tem 164 membros, que normalmente tomam decisões por consenso.

No entanto, as regras da OMC não proíbem os países de utilizar uma votação.