Desporto

Abel Ferreira leva Palmeiras a conquistar Supertaça sul-americana

Foto EPA/Sebastião Moreira
Foto EPA/Sebastião Moreira

O treinador português Abel Ferreira conquistou na quarta-feira o seu quarto título pelo Palmeiras, ao qual chegou em outubro de 2020, ao juntar a Supertaça sul-americana a duas Libertadores e uma Taça do Brasil.

No Allianz Parque, em São Paulo, num duelo 100% brasileiro, o 'verdão' superou o Athletico Paranaense por 2-0, em encontro da segunda mão, depois do empate a dois golos conseguido na Arena da Baixada, em Curitiba.

Abel Ferreira, que chegou ao clube brasileiro com apenas um troféu conquistado na carreira, o campeonato nacional de juniores (pelo Sporting, em 2011/12), prosseguiu, assim, o seu trajeto de sucesso no Palmeiras, pelo qual foi oficializado em 31 de outubro de 2020, sucedendo a Vanderlei Luxemburgo.

Depois de passagens pelos dos sub-19 e a equipa B do Sporting, das equipas secundária e principal do Sporting de Braga e do PAOK Salónica, o técnico luso, de 43 anos, já conta 119 jogos ao 'leme' do Palmeiras, com 64 vitórias, 27 empates e 28 derrotas, com 185 golos marcados e 101 sofridos.

A estreia aconteceu em 05 de novembro de 2020, com um triunfo por 1-0 sobre o Bragantino, para a Taça do Brasil, e a primeira grande noite foi vivida dois meses depois, com um inesquecível 3-0 na casa do River Plate, com golos de Rony, Luiz Adriano e Matías Viña, na primeira mão das meias-finais da Libertadores.

Uma semana depois, o Palmeiras selaria o apuramento com um sofrido desaire por 0-2 na receção aos argentinos.

A final realizou-se em 30 de janeiro, no mítico Maracanã, e, num jogo muito fechado, a 'estrelinha' de Abel Ferreira apareceu no final dos descontos, aos 90+9 minutos, com um tento de Breno Lopes a derrotar o Santos e a dar a Libertadores ao Palmeiras.

O técnico luso logrou no Rio de Janeiro o seu primeiro grande título, sucedendo ao compatriota Jorge Jesus, que tinha conduzido o Flamengo ao título em 2019.

Muito moralizados, os paulistas chegaram ao Qatar em alta para disputar o Mundial de clubes, mas, em 07 de fevereiro, tiveram um grande revés, ao falharem o apuramento para a final, face a um desaire por 1-0 com os mexicanos do Tigres.

Depois, caíram nos penáltis face aos egípcios do Ah-Ahly, tornando-se a primeira equipa sul-americana a falhar o pódio.

No Brasileirão, que fechou em 25 de fevereiro, o conjunto de Abel Ferreira nunca esteve perto da frente, acabando em sétimo, a 13 pontos do Flamengo.

A época 2020, que se prolongou por 2021 devido à pandemia da covid-19, não acabou, no entanto, sem um segundo troféu para o Palmeiras, que, em 07 de março, arrebatou a Taça do Brasil, com um triunfo caseiro por 2-0 face ao Grêmio, que já batera fora na primeira mão por 1-0.

Depois, o Palmeiras não teve um início de época 2021 feliz, ao perder, em abril, a Supertaça brasileira, para o Flamengo e a Supertaça sul-americana, para o Defensa y Justicia, ambas no desempate por grandes penalidades.

Em maio, aconteceu o desaire na final do Paulistão (0-0 em casa e 0-2 fora, com o são Paulo) e, em junho, a inesperada eliminação nos 16 avos da Taça do Brasil, face ao 'secundário' CRB, sendo que, no Brasileirão, o Palmeiras não conseguiu acompanhar a 'pedalada' de Atlético Mineiro e Flamengo, acabando em terceiro.

O 'Verdão' voltou, porém, a estar em 'grande' na Taça Libertadores, que arrebatou pela segunda vez consecutiva, em 27 de novembro, em Montevideu, no Uruguai, ao vencer outra equipa brasileira, agora o Flamengo, por 2-1, após prolongamento.

Um golo de Deyverson, ex-jogador do Benfica B e do Belenenses, aos 95 minutos, selou o 'bis' dos paulistas, que arrebataram, assim, novo passaporte para o Mundial de clubes.

Já em 2022, o Palmeiras chegou, desta vez à final, mas acabou derrotado por 2-1 no prolongamento pelos ingleses do Chelsea, culpa de um golo do alemão Kai Havertz, apontado aos 117 minutos, na transformação de uma grande penalidade.

A segunda vitória na Libertadores também deu acesso a uma segunda presença consecutivas na Supertaça sul-americana e, desta vez, o 'onze' de Abel Ferreira arrebatou o troféu, no início de uma época em que os objetivos passam por conquistar tudo, incluindo uma terceira Libertadores e o Brasileirão.