Madeira

Autarquia do Funchal promove Semana da Prevenção

'Galeão + Resiliente' decorrerá, entre, entre os dias 7 e 11 de Fevereiro, na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

None

A Câmara Municipal do Funchal (CMF), através do Serviço Municipal de Protecção Civil, promoverá, entre os dias 7 e 11 de Fevereiro, a Semana da Prevenção, denominada 'Galeão + Resiliente', na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.

A iniciativa surge no âmbito dos Núcleos de Protecção Civil (NPC), projecto que visa sensibilizar os alunos para a importância de uma cultura de segurança e mitigação dos riscos, através da adopção de comportamentos responsáveis e adequados face a situações de emergência, tornando-os assim mais resilientes, e promover, junto da comunidade escolar, comportamentos responsáveis e adequados as diversas situações de emergência, apostando na preparação e prevenção.

Para essa semana estão programadas diversas actividades, como jogos didácticos subordinados às Medidas de Prevenção e Autoproteção e às Competências Psicossociais; prova de orientação; acções de sensibilização sobre 'Riscos Tecnológicos e Comunicação em Situações de Emergência', dirigida aos alunos de 8.º e 9.º anos de escolaridade; acções de sensibilização acerca dos 'Primeiros Socorros Psicológicos', dirigida ao pessoal docente e não docente da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro.

Realizar-se-á, ainda, um exercício de evacuação com a comunidade escolar, que contará com a participação dos alunos que frequentam os NPC, enquanto auxiliares de todo o procedimento de evacuação.

Esta iniciativa, que se realiza pelo quinto ano consecutivo, terminará com um exercício de demonstração das valências da Equipa de Resgate e Montanha dos Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM), Unidade Especial de Polícia (UEP), Grupo Operacional Cinotécnico da Polícia de Segurança Pública e da Companhia de Bombeiros Sapadores do Funchal, entidades às quais o executivo da CMF  agradece a disponibilidade demonstrada para participar nesta iniciativa.