Eleições Autárquicas Madeira

PS alerta para o perigo das descargas da ETAR dos Reis Magos

None

A candidata do PS Madeira à Câmara Municipal de Santa Cruz, Mafalda Gonçalves, considera que "é premente resolver os problemas que se arrastam há décadas quanto ao funcionamento da ETAR dos Reis Magos".

No âmbito do roteiro ‘Fazer Diferente’, esta semana dedicado à temática ‘Ambiente e Gestão Urbana, os socialistas estiveram junto à praia dos Reis Magos, em Santa Cruz, onde alertaram para os perigos das descargas da ETAR.

Mafalda Gonçalves recordou que “no verão passado, por mais do que uma vez foi içada a bandeira vermelha, ficando interdita a banhos, devido a descargas da ETAR directamente para o mar” e entende que este problema "requer uma solução definitiva".

"A solução não se prende com o local onde são despejados os resíduos, mas sim com o devido tratamento dos mesmos antes de serem eliminados”, sustenta.

A candidata vai mais longe ao afirmar que "a solução encontrada, a de prolongar um pouco mais o emissário submarino, que antes se localizava junto às escadas de acesso ao mar, não foi o ideal, pois continua a não estar muito distante da praia e não resolve o problema".

"Devido à existência do enrocamento e das correntes naturais naquela zona, muitos dos detritos acabam por ser arrastados e trazidos de volta à praia, como resultado a água apresenta-se muitas vezes com aspeto sujo e pouco convidativo a mergulhos", acrescenta.

A socialista lembra ainda aquela zona balnear é umas das mais procuradas no concelho e em causa está a “a qualidade das águas balneares, a manutenção da bandeira azul e a saúde dos utilizadores da praia".