País

Fotojornalista madeirense colabora em reportagem premiada sobre abusos sexuais

None

Os jornalistas João Francisco Gomes e Sónia Simões do jornal Observador foram os vencedores do prémio Gazeta na categoria Multimédia com um conjunto de cinco reportagens sobre abusos sexuais na Igreja Católica em Portugal e que foram publicadas em 2019. A distinção foi anunciada ontem pelo Clube de Jornalistas, que lembrou que “o trabalho envolveu uma vasta equipa”, que incluiu, entre outros, o jornalista madeirense Gregório Cunha (fotografia e vídeo).

Quanto às outras categorias, o fotojornalista da agência Lusa José Sena Goulão ganhou o prémio Gazeta de Fotografia, pela imagem do homem que percorreu isolado a Avenida da Liberdade no 25 de Abril de 2020, com a bandeira nacional. José Sena Goulão foi distinguido na categoria de fotografia, pela imagem que intitulou "Sozinho com a pátria às costas", divulgada em diversos órgãos de comunicação.

Foram ainda distinguidos os jornalistas Diana Andringa (RTP), com o Prémio Gazeta de Mérito, Andreia Friaças (Público), com o prémio Revelação, graças à reportagem "8 de Março de 1962. A manifestação das mulheres que não está nos livros", e João Pedro Mendonça (RTP), na categoria televisão, pela reportagem "Confinado na aldeia", realizada em Monsanto, onde por decisão médica estava em quarentena, para se proteger da covid-19.

Na categoria imprensa foi distinguido António Marujo (freelancer), galardoado com a reportagem "A caixa de correio de Nossa Senhora", publicada nas edições de 04 de janeiro e 01 de fevereiro de 2020, do Expresso, enquanto Carolina Ferreira e Miguel Soares (Antena 1) receberam o prémio Gazeta de Rádio, pela "Goodbye Europa", sobre o "Brexit", com sonoplastia de Jaime Antunes, emitida em 12 de fevereiro de 2020.

Por fim, na categoria de imprensa regional, o júri atribuiu o prémio ao jornal O Gaiense, de Vila Nova de Gaia, também distribuído em Espinho e nos principais pontos de venda do Porto.

O Júri dos Prémios Gazeta 2019-2020 foi composto por Eugénio Alves (CJ), que presidiu, Cesário Borga (CJ), Eva Henningsen (Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal), Fernanda Bizarro (freelancer), Fernando Correia (jornalista e professor universitário), Elizabete Caramelo (professora universitária), Fernando Cascais (professor universitário e formador do Cenjor), Jorge Leitão Ramos (crítico de cinema e televisão), José Rebelo (professor emérito do ISCTE -- Instituto Universitário de Lisboa) e Paulo Martins (jornalista e professor universitário).