Coronavírus Madeira

Doentes acamados da Madeira começaram a receber a vacina da Janssen

Região já tem 100 mil residentes com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19

Maria José Poncha foi a madeirense 100 mil a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Maria José Poncha foi a madeirense 100 mil a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Pedro Ramos esteve, hoje, no Madeira Tecnopolo para assinalar a aplicação da pessoa 100 mil a receber a primeira dose de uma vacina. Na ocasião, o secretário da Saúde falou da importância de vacinar os mais novos

A Região já começou a vacinar os seus doentes acamados, que são cerca de mil, com a vacina da Janssen. Essa foi uma prioridade assumida para as doses daquela marca, por se tratar de uma vacina de dose única, o que facilita o processo logístico associado à vacinação daquele grupo de pessoas.

As primeiras doses da Janssen, a acamados, aconteceu, hoje, no concelho de São Vicente, com dez pessoas a receberem a vacina. Foi numa operação com a colaboração da corporação dos bombeiros voluntários locais.

A vacinação dos acamados vai continuar durante a semana, que agora se inicia e, já amanhã, chega ao do concelho de Machico.

Na última semana, a Região recebeu 5.500 doses da Janssen  e já aplicou 200, quase todas a profissionais do sector do turismo com mais de 50 anos.

Também hoje, a Madeira atingiu os de 100 mil madeirenses vacinados com pelo menos uma dose da vacina. Como destacou Pedro Ramos, que esteve no centro de vacinação do Madeira Tecnoplo, para assinalar o momento, são praticamente 40% de toda a população residente.

Esse facto já é notado na redução do número de mortes, de pessoas a desenvolverem formas graves da doença e no número de internamentos. Mas, alertou o governante, é preciso continuar o trabalho, no sentido de ser alcançada a meta de 175 mil madeirenses com a vacinação completa até Setembro. Mas, se houver mais doses antes, esse objectivo pode ser antecipado.

Para já, segue a estratégia de vacinação por nichos, além da que obedece ao factor idade, atingindo agora o sector do turismo.

Num futuro, que a Madeira espera breve, avançará a vacinação dos mais jovens. Haverá uma campanha de sensibilização para isso, até porque, lembra Pedro Ramos, os mais jovens assumem um papel determinante na propagação ou na contenção da doença.