A corrupção rouba o Pão...

O SNS e a escola pública, a justiça e os transportes públicos, a Cultura e por aí fora. A corrupção é um vírus que se combate, assim haja vontade política. Temos a noção dos gravíssimos crimes praticados por colarinhos brancos que contratam caríssimos escritórios de advogados, onde estes recorrem das penas até à exaustão, cujo fim é a prescrição!

Há um caso que nos atormenta: o juiz, Ivo Rosa afirmou que estuda, se vai ou não levar Sócrates & Cia. a julgamento(!). Como disse?

O sr. Rosa não está cá... Os crimes que envolvem muitos milhões de euros não têm testemunhas e entre os criminosos reina o pacto de silêncio.

Este flagelo custa aos portugueses mais de 18 mil milhões de euros\ano!, sendo mais do que dois orçamentos do SNS e Justiça juntos.

Também é corrupção haver escritórios de advogados que cobram fortunas, a ajudar a esconder dinheiro fraudulento e a lavar somas de numerário exorbitantes.

Centenas de investigações dão dezenas de julgamentos e a 2 ou 3 condenações (!), disse um ex-investigador da PJ. Em 2020, 1539 inquéritos de corrupção, só resultaram em 43 acusações!

Não há um caso de corrupção do sector privado, na justiça, que tenha chegado ao fim...

Na Europa são desviados por ano, pela corrupção, 900 mil milhões de euros! A cultura da intolerância contra a corrupção deve imperar. É um crime que mina os alicerces da democracia e todos temos de estar atentos a actos deste inqualificável calibre. Sem ela a sociedade floresceria.

Todos, todos temos a obrigatoriedade de não deixar parar esta dura luta, fazendo cada um a sua parte, por todos os meios que estiverem ao nosso alcance.

A corrupção mata!

Vítor Colaço Santos