A Direita e a Esquerda!

Já passaram três séculos (séc.18) desde a data que em França se criaram as ideologias políticas conhecidas hoje (e desde essa data) por DIREITA E ESQUERDA.

A este propósito existem várias narrações de diferentes historiadores, mas a que aqui vamos sintetizar trata-se de que, aquando a Assembleia Nacional Constituinte reunida para a criação da nova CONSTITUIÇÃO, as classes mais ricas não gostaram da presença e participação das classes mais pobres e decidiram afastarem-se sentando-se no lado direito.

Em consequência disso, o lado ESQUERDO foi associado à luta pelos pobres e trabalhadores e o lado DIREITO ligado ao conservadorismo e às elites da época.

Essas teorias atravessaram séculos e ainda hoje há quem pense assim, se bem que, na prática,- como se sabe – longe está de corresponder à verdade.

Basta olharmos para as “ditaduras” (ou governações fortemente autoritárias) existentes no mundo, quer sejam em países de governos de DIREITA como de ESQUERDA, com pobres e trabalhadores a serem as principais vítimas dessas práticas de governação.

O que nos leva a afirmar que o facto de um pais se proclamar de “DIREITA ou de ESQUERDA, cada vez tem menos significado ou importância nos dias de hoje.

E então se levarmos essa questão para o nível pessoal, aí a hipocrisia é total.

O ser de esquerda ou de direita – só por si – não acrescenta nada a ninguém.

Não confere qualquer tipo de dignidade, de carácter, de humanismo e muito menos de competência a quem quer que seja.

As pessoas são o que são pelo que são. Pelo que sentem, pelo que interiorizam e não pelo que mostram ou se esforçam por mostrar.

Normalmente as suas virtudes são advindas do “berço”, do seio familiar, e só muito esporadicamente, adquiridas ao longo da vida.

E para confirmarmos tudo isto não precisamos de bater à porta de ninguém, basta analisarmos o que se passa – e sempre se passou – no nosso País.

Existe muita gente em Portugal que passou pelos dois regimes – direita e esquerda – e sabe perfeitamente que em ambos há muitas coisas coincidentes. Boas e más.

E sabe também que na DIREITA tudo o que havia de mal era obra da ESQUERDA e na ESQUERDA tudo o que existe de ruim atribui-se à DIREITA.

E já perceberam igualmente de que os que se encostam a qualquer um dos regimes, são beneficiados e protegidos, em tudo na vida, incluindo em questões judiciais.

E até é comum esses benefícios e proteções se estenderem ao agregado familiar e a toda a “confraria” de amigos que é indispensável para a divulgação dos respetivos “ ideais “ e manutenção dos variados e, nalguns casos (quase) eternos “poleiros”.

- Estamos na SEMANA SANTA.

SENHOR, se naquele tempo foste capaz de perdoar os que te crucificaram porque querias impor a VERDADE, o BEM COMUM e por lutares contra a HIPOCRISIA e os VENDILHÕES DO TEMPLO, perdoa também os que hoje só não te crucificam, mas que fazem tudo o que condenaste nessa época.

PERDOA-LHES mas chama-os para junto de TI.

Concede SENHOR essa graça aos que por isso sofrem neste mundo!

Juvenal Pereira