Coronavírus Madeira

Madeira com 14 casos neste domingo, o número mais baixo em quatro meses

None

A Região Autónoma da Madeira registou, neste domingo, 14 novos casos de infecção com o vírus que provoca a Covid-19, sendo três casos importados (dois da Lituânia e um de Espanha) e os restantes de transmissão local. Desde 8 de Dezembro (13 casos) que não se registava um valor diário tão baixo.

Há também a assinalar a recuperação de 17 doentes. Deste modo, o nosso arquipélago passa a contar com 360 casos activos, dos quais 19 são casos importados e 341 são de transmissão local.

Quanto ao isolamento dos casos activos, o boletim diário disponibilizado pela Direcção Regional de Saúde adianta que 13 pessoas se encontram hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça (11 pessoas em Unidades Polivalentes e 2 na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à Covid-19) e 19 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio.

No total, há 56 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou ao SESARAM. Investigações epidemiológicas estão em curso.

Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 631 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita à vigilância de viajantes, 11566 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

O total de contactos para a Linha SRS24 (tel. 800242420) ascende agora a 44660 chamadas e a Linha de Apoio Psicológico da Direcção Regional da Saúde (tel. 291212399) contabiliza até a data 3.272 atendimentos. Relativamente aos Testes Moleculares de Amplificação de Ácidos Nucleicos (RT-PCR) para despiste de Covid-19 realizados na RAM, assinala-se que no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da RAM, há a reportar um total cumulativo de 178.868 colheitas para teste à Covid-19 realizadas até às 15h30 de hoje. No total, até à data, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM ascendem a 348.212.