Madeira

Mais de 100 mil pessoas já assinaram petição para afastar juiz Ivo Rosa da magistratura

"A conduta do Sr. Juiz Ivo Rosa já foi várias vezes posta em causa por parte do MP, por este sistematicamente violar as leis, e criticado por juízes desembargadores sobre decisões tomadas".

None

O juiz Ivo Rosa está a ser fortemente contestado através de uma petição pública lançada após a decisão instrutória do processo 'Marquês' ter sido anunciado. Em menos de 24 horas, mais de 100 mil pessoas assinaram a petição que exige o afastamento do juiz madeirense da magistratura.

O autor deste 'abaixo-assinado' dirige-se ao Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Provedor de Justiça e ao presidente do Supremo Tribunal de Justiça e acusa o magistrado nascido em Santana de "parcialidade e erros judiciais lesivos ao Estado e à Nação Portuguesa”.

“A conduta do Sr. Juiz Ivo Rosa já foi várias vezes posta em causa por parte do MP, por este sistematicamente violar as leis, e criticado por juízes desembargadores sobre decisões tomadas. Este Sr Juiz foi o que absolveu arguidos no caso do ‘Gangue do Multibanco’, gangue este que se dedicou ao furto de ATM’s utilizando armas e recursos violentos por parte dos seus arguidos”, escreve Vítor Neves, recorrendo ainda a outro exemplo em que “mandou arquivar provas válidas (...) no caso do cidadão Marroquino, Abdesselem Tazi acusado de estar ligado ao terrorismo e recrutamento para o Daesh”.

Esta petição “reflecte também o descontentamento dos cidadãos referente aos sucessivos erros do sistema informático para atribuição de Juiz à ‘Operação Marquês’, tendo esta precedido de vícios e a qual merece um sorteio claro sem erros informáticos”.

Perante todas as provas já produzidas, quer nos vários acórdãos na Justiça, quer nos meios de comunicação social, sobre a dúbia conduta deste Sr. Juiz Ivo Rosa subscrevemos que o mesmo não tem condições para ficar à frente do Processo ‘Operação Marquês’. Este Processo exige o total esclarecimento e condenação, se ficar provado, de Todos aqueles que lesaram Portugal e os Portugueses. Vítor Manuel de Magalhães Miranda Neves

Ivo Rosa levanta arresto a casas de José Sócrates e Santos Silva

O apartamento da rua Braamcamp, em Lisboa, onde residia o ex-primeiro-ministro José Sócrates, o Monte das Margaridas e a casa em Paris de Carlos Santos Silva deixaram de estar arrestadas na Operação Marquês por decisão do juiz.