Desporto

Basquetebol procura solução para a equipa feminina do CAB

Federação, Associação e clubes reuniram-se esta manhã, por vídeo-chamada, com o secretário Jorge Carvalho

Equipa feminina do CAB já não joga há três meses, mas continua a treinar à espera do regresso
Equipa feminina do CAB já não joga há três meses, mas continua a treinar à espera do regresso, Foto ASPRESS

Os responsáveis pelo basquetebol estão à procura de solução para o CAB Madeira, que já não compete na Liga feminina há três meses. Os presidentes da federação e da associação da modalidade reuniram-se, por vídeo-chamada, com o secretário regional da Educação e Tecnologia, que tem a tutela do desporto.

Embora as medidas em vigor de combate à pandemia mantenham o desporto não-profissional suspenso até 21 deste mês, foi apresentada uma proposta para que a equipa feminina possa voltar à competição, já a 13 e 14 de Fevereiro, tendo em conta que “terá de recuperar 17 jogos, num mês e meio”, conforme salientou o presidente do CAB, Pedro Freitas.

“As atletas que estudam, até 21 de Fevereiro vão estar no ensino à distância, dando uma margem maior para se deslocar ao continente para realizar jogos”, acrescentou Sandra Rebolo, presidente da Associação de Basquetebol da Madeira (ABM), que vê nesta proposta uma boa possibilidade para a equipa insular retomar os jogos.

Adversárias testadas

“Também foram deixadas garantias, por parte da federação, que todas as equipas que vão jogar com o CAB serão testadas, estando a ser disponibilizados os testes aos clubes em competição. Isto permite um certo conforto de que o basquetebol não será um veículo de transmissão”, enalteceu a dirigente madeirense, adiantando que o secretário regional “assumiu o compromisso de dizer alguma coisa até ao final da semana”.

Outras competições nacionais adiadas até Maio

Na reunião, que decorreu por vídeo-chamada, também participaram os representantes dos clubes regionais, em competição nas diversas provas nacionais. Galomar, Francisco Franco, Marítimo e CAB B ficaram a saber que as respectivas provas foram adiadas.

“A federação demonstrou uma abertura e uma vontade em querer resolver as coisas, no sentido das equipas da Madeira se manterem em competição. Por isso, a Proliga, a I Divisão feminina e masculina foram adiadas e terão início a 2 de Maio e término a 7 de Junho”, revelou Sandra Rebolo.

Fechar Menu