Patrocinado Extermínio - Higiene Controle, Lda

Como limpar e desinfetar a sua casa se alguém testar positivo para COVID-19?

Agora, mais do que nunca, é imperativo pensar na logística do seio familiar, para que possamos todos ultrapassar esta fase com a maior segurança.

None Ver Galeria

Com o aumento de casos positivos na Região, o risco de contágio por COVID-19 é superior. Devemos preparar-nos com a devida racionalização e organizarmos a nossa logística familiar, cuidando de nós e dos outros.

É muito importante ter em conta que as pessoas doentes vão precisar de cuidados e de ajuda. Aconselhamos a atribuição de um só cuidador para a pessoa positiva com COVID-19.

Seta Verde – Higiene, Lda. reúne novamente as medidas que deve ter em conta, caso um membro do seu agregado familiar teste positivo para o Coronavírus:

1 – Isolamento

A pessoa positiva com COVID-19 deve isolar-se dos outros membros da família e usar, se possível, uma casa de banho diferente. No caso de não haver essa possibilidade, deve preparar um borrifador com um desinfetante à base de álcool para que a casa de banho possa ser desinfetada após a utilização do espaço, por esta. Está comprovado que um produto desinfetante à base de álcool neutraliza o vírus em cerca de 3 minutos (máximo), com volume a 30-40% de álcool. Pode também usar um produto à base de cloro para uma boa desinfeção, como a lixívia. Cumpra os tempos de contacto dos produtos e as diluições recomendadas. Estes passaram por muitos testes científicos até chegar à sua casa. Aconselhamos a que a pessoa infetada se ausente do quarto apenas para utilizar a casa de banho. Outra boa estratégia é colocar panos com uma solução desinfetante nas maçanetas das portas onde a pessoa doente pode tocar. O quarto ou área onde a pessoa positiva com COVID-19 se isolar só deve ser limpa se houver necessidade, de forma a minimizar o risco de contágio para o cuidador.

2 – Limpar as Áreas Comuns diariamente

Temos que ser realistas nesta fase. As áreas comuns das nossas casas são os locais onde existe maior probabilidade de haver contágio entre os membros da nossa família. O que aconselhamos é que, estas áreas sejam limpas diariamente, principalmente as superfícies e objetos de toque frequentem, o que inclui mesas, balcões, interruptores de luz, maçanetas de portas, maçanetas de armários e outras que se lembrar. Para limpar material eletrónico, como é o caso de televisões, computadores, tablets, telemóveis, comandos de televisão, portas ou intercomunicadores, siga as instruções do fabricante. Use luvas e amarre o cabelo! Uma boa estratégia para higienizar superfícies contaminadas é utilizar um produto desinfetante. Leia os rótulos para saber quanto tempo de atuação o produto precisa para neutralizar o vírus e em que superfícies pode ser utilizado. Aconselhamos a utilização de produtos certificados pelas entidades locais de saúde. Não permita menos para proteger a sua família. Ventile a sua casa após a utilização de produtos químicos e mantenha os mesmos longe de crianças e de animais de estimação. Saiba mais AQUI.

3 – Loiça

A loiça não deve ser descurada. Pode optar por utilizar loiça descartável (aconselhamos as alternativas biológicas ao plástico, que hoje em dia são mais que muitas). Caso não tenha essa possibilidade, lave a loiça com água quente e sabão, usando luvas, ou na máquina de lavar loiça a 60º graus. Outra boa estratégia é colocar uma bacia com água e lixívia ou detergente desinfetante no quarto onde está a pessoa doente, para colocação da loiça. Assim, você só terá que lavar a loiça uma vez por dia, mantendo a sua proteção. Pode inclusivamente marcar a loiça para essa pessoa.

4 – Roupa de cama

O ideal é esta roupa ficar isolada até a pessoa ficar recuperada. De qualquer maneira, caso seja necessário lavá-la, a roupa deve ser também manuseada com atenção para que as partículas infetadas pelo vírus, presentes nas fibras da roupa, não se espalhem. Deve utilizar luvas e máscara quando tratar da roupa suja, sem esquecer a desinfeção do recipiente de transporte da roupa. Informe-se AQUI sobre manuseamento de roupa infetada.

5 – Lixo

Recomendamos que os resíduos produzidos pelo caso positivo devam ser acondicionados em duplo saco de plástico resistente, fechados com nós apertados e devem ser colocados nos contentores de resíduos coletivos (lixo comum) de preferência 72 horas após a sua produção. Não devem NUNCA ser colocados em ecopontos. O restante agregado familiar também devem ter este cuidado com o lixo produzido pelo núcleo familiar.

6 – Equipamento de Proteção Individual

Lembre-se que, até mesmo dentro de casa, estamos expostos. Caso tenha algum familiar que resida consigo e que teste positivo para o COVID-19, use máscara quando estiver em áreas comuns. Use a máscara quando estiver a fazer as limpezas e as desinfeções aos espaços. Use luvas para se proteger de eventuais contaminações. Amarre o cabelo! Use estratégias simples, mas eficazes. Pense que é temporário e mantenha a calma! Deve sim, manter a distância, mas com amor e com respeito.

A Seta Verde – Higiene, Lda. continua a investir na formação dos seus colaboradores para que estes possam aconselhar da melhor maneira os seus clientes. Comercializamos produtos certificados pelas entidades nacionais de saúde.

Informe-se connosco.

291 930 500

[email protected]

Consulte a nossa página de Facebook: Seta Verde – Higiene, Lda 

Fontes:

Organização Mundial de Saúde. Perguntas e respostas sobre cuidados domiciliares e COVID-19 para famílias e cuidadores. 13 de Agosto 2020, https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/question-and-answers-hub/q-a-detail/q-a-home-care-and-covid-19-for-families-and-caregivers