Madeira

Santa Cruz passa a dispor de Ecocentro Municipal

Ecopontos domésticos incrementam recolha selectiva no concelho

None

O presidente Filipe Sousa visitou hoje o novo Ecocentro Municipal de Santa Cruz, acompanhado da vereadora Élia Ascensão, com o pelouro do ambiente. Este espaço é aberto à população e concentra um conjunto de contentores destinados a receber os diferentes tipos de resíduos diferenciados (embalagens de papel e cartão, embalagens de plástico e metal, embalagens de vidro, REE´S, Sucata, Colchões/Sofás, Pneus, RCD`S (entulho), Plástico, Madeiras e Resíduos Verdes devidamente separados), resultantes da recolha diferenciada e armazenados durante um curto espaço de tempo, para posterior valorização ou destino final.

Este espaço funciona no Armazém Municipal, Ribeira da Boaventura, São Pedro, de segunda a sexta, das 8h às 16h, e ao sábado, das 8h às 14h.  

Filipe Sousa e Élia Ascensão anunciaram a chegada dos primeiros 900 ecopontos domésticos, inseridos no projecto Santa Cruz a separar, para reciclar’ que pretende promover a reciclagem de resíduos, através da distribuição gratuita de ecopontos domésticos a famílias residentes em moradias unifamiliares, nomeadamente de papelões, embalões e vidrões.

Os ecocentros são elementos essenciais para a preservação do ambiente, permitindo a reciclagem e recuperação de materiais que, de outro modo, seriam desperdiçados, poupando-se assim matérias-primas e diminuindo a quantidade e impacto dos resíduos urbanos no meio natural.

O Município de Santa Cruz tem vindo a disponibilizar aos seus munícipes, ao longo dos últimos anos, ecopontos públicos e o serviço de recolha de ecopontos, porta a porta, a todos os que o têm solicitado. Este projecto visa proporcionar o mesmo serviço a mais 2000 famílias.

“Pretende-se, assim, que os munícipes, contemplados nesta primeira fase, e que serão contactados pelos serviços para o efeito, colaborem na separação dos resíduos sólidos, de uma forma mais cómoda e sem deslocações aos ecopontos públicos”, indica a autarquia através de comunicado, salientando que, desta forma, é possível alcançar um aumento dos níveis de selecção de resíduos sólidos produzidos no Concelho de Santa Cruz que serão encaminhados para reciclagem em detrimento da incineração, aumentado assim a taxa de reciclagem do Município.

Fechar Menu