Madeira

SINDEPOR congratula-se com atribuição de subsídio de risco aos enfermeiros

None

O núcleo regional do Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (SINDEPOR) reuniu com a secretaria regional da Saúde (SRS) na passada quinta-feira, dia 11 de Fevereiro.

Em cima da mesa, explica o coordenador Regional do SINDEPOR Madeira, Evaristo Faria, estiveram temas como: a aprovação do RHA na Região, a atribuição de um prémio de desempenho aos profissionais que estão na linha da frente na luta contra a covid-19 ou a reforma antecipada de todos os enfermeiros.

Sobre o acordo com o Governo Regional, em 5 de Fevereiro último (e após três rondas negociais) o sindicalista sublinha que o SINDEPOR manterá a sua posição, que consiste em "tentar esclarecer quais os serviços que serão alvo do RHA".

Relativamente ao segundo ponto, o SINDEPOR manifesta a sua "satisfação pelo pagamento, embora parcial, do famigerado prémio" de desempenho aos enfermeiros que estão na linha da frente.

"Gostaríamos que o mesmo fosse alargado a muitos mais mas também entendemos que aqueles que estão na linha da frente em contato permanente com os doentes covid-19 são prioritários", insiste Evaristo Faria.

Ainda assim, o sindicato já propôs à tutela a extensão deste subsidio a outros grupos, nomeadamente "aos Serviços de Urgência e a todos os outros serviços que têm relação directa com doentes covid", como é o caso dos enfermeiros afectos às Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios.

O SINDEPOR exige ainda "a reforma integral a todos os Enfermeiros".

"Este é mais um ponto pelo qual nos batemos numa profissão de alto risco e penosidade".

Fechar Menu