Desporto

Veja como se prepara uma via para ser escalada

Os escaladores são mais do que meros praticantes. Chegam a ser ‘construtores’, rocheiros e jardineiros

Primeiro é preciso identificar o potencial da via, visualizar uma linha, verificar se tem condições para ser equipada e escalada.

Rui Rodrigues, Paulo Abreu, Paulo Perdigão e João M. Faria são os protagonistas do vídeo que mostra a preparação de uma via para ser escalada.
“É uma tarefa necessária para podermos praticar escalada desportiva. As vias têm de ser equipadas, com material de protecção na parede, as plaquetas. Depois, com as protecções colocadas, é só utilizá-las. O escalador só precisa de uma corda”, elucida Paulo Abreu.

"Nesse dia, deparámo-nos com um casal de polacos, que estava no local, após terem consultarem a aplicação, 27 Crags, dizendo que estavam ‘famintos de rocha” por estarem em confinamento e não poderem praticar escalada no seu país. Foi assim que baptizamos a via de 'Rock Hungry'. Acabou por ser uma coincidência engraçada”, contou Rui Rodrigues.
“Foi um bom mote para o que pretendemos que aconteça, no contexto de divulgação da prática da modalidade na Madeira”, acrescentou.

Estes praticantes integram o grupo ‘Escalada Clássica Madeira’, com cerca de 90 membros, dos quais meia centena são escaladores mais activos. São mais do que meros praticantes. Chegam a ser ‘construtores’, rocheiros e jardineiros. Tudo para que a modalidade seja realizada em segurança e possa ter condições para se desenvolver, na Região.

Na edição impressa deste sábado do DIÁRIO pode ler uma reportagem mais desenvolvida sobre o trabalho que esta comunidade está a efectuar, para divulgar e desenvolver a escalada na Região. 

Neste contexto,  foi apresentado um projecto no Orçamento Participativo do Funchal.
“O objectivo passa por ter uma parede de escalada no Funchal, com boas condições, para poder realizar treinos, cursos, eventos e, acima de tudo, criar possibilidade para que todos possam experimentar”, revela Paulo Abreu, explicando que o projecto prevê a construção de um rocódromo, ou seja, uma parede de escalada.

Foram deixadas duas propostas para a localização. “Sugerimos ao lado do Skate Park, no Almirante Reis, ou no parque situado na rotunda da Ajuda. Pensamos que pode ser muito benéfico nos nossos propósitos de trazer alguma entidade para dar formação e, para isso, precisamos de um espaço adequado”, realça.

Fechar Menu