Patrocinado por AREAM

Participação da AREAM no projeto Europeu Civitas Destinations

Promoção da mobilidade sustentável num destino turístico insular.

None

A AREAM – Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, de utilidade pública, criada em 1993, com a missão de promover o conhecimento, a inovação e a cooperação nos domínios da energia e do ambiente.

Com uma ação de escala regional, a AREAM desempenha, desde a sua fundação, um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento de estratégias de planeamento energético de âmbito regional e local, e participa, em projetos de inovação e desenvolvimento Europeus, com o propósito de estudar soluções, dinamizar a cooperação entre organizações e a participação ativa de cidadãos e empresas no processo de desenvolvimento sustentável da RAM, em áreas como as energias renováveis, eficiência energética e a mobilidade urbana.

É exemplo disso, a sua participação no Projeto Europeu Civitas DESTINATIONS, integrada num consórcio alargado, em que a AREAM dinamizou ações em três domínios: 1) a mobilidade elétrica; 2) a mobilidadenas escolas; e 3) a eficiência energética das frotas de serviços de transporte público de passageiros.

No que respeita à mobilidade nas escolas, a AREAM, com a participação ativa de seis escolas na cidade do Funchal, procurou conhecer os hábitos de mobilidade utilizados pela comunidade escolar nas deslocações entre casa e escola, e em que condições o faz, avaliando a adequação da oferta dos serviços de transporte público e a qualidade do espaço público nos acessos à escola, quer para quem se desloca a pé, quer para quem utiliza o transporte público ou viatura própria. Deste estudo, resultaram seis relatórios de caracterização, com identificação das necessidades e dos problemas existentes, e a orientação para possíveis soluções de melhoria.

Ainda neste domínio, a AREAM desenvolveu a appPickupand Ride, uma aplicação móvel desenvolvida para ajudar os encarregados de educação no momento de ir buscar as crianças à escola, tornando o encontro mais rápido e organizado. A aplicação permite agendar os encontros, definindo a hora e o local, e informa os intervenientes sobre a sua localização, os tempos estimados de viagem e sobre possíveis atrasos ou reajustes ao encontro agendado.A app está agora em fase Beta de desenvolvimentoe está disponível nas versões Android e IOS.

No âmbito da eficiência energética nas frotas de transporte público de passageiros, destaque-se os testes de demonstração de autocarros elétricos realizados em cooperação dos operadores regionais. A AREAM promoveu testes de demonstração com três tipologias de autocarro distintas: standard, midi e mini (aproximadamente 12m, 8m e 5m). Os estudos revelaram que as três tipologias apresentam vantagens económicas e ambientais, demonstrando-se tecnicamente viáveis, mas com necessidade de adaptar as viaturas às caraterísticas da rede viária e dos serviços.

No domínio da mobilidade elétrica, ao longo dos quatro anos do projeto, foram desenvolvidas diversas ações em conjunto com os parceiros regionais, com o propósito de aumentar a participação dos veículos elétricos nas frotas de organizações públicas e privadas, e dos cidadãos. Foram desenvolvidas campanhas, envolvendo diversos atores identificados como importantes para a promoção da mobilidade elétrica na Região, com vista a informar e sensibilizar sobre as soluções existentes no mercado e sobre as vantagens económicas e ambientais resultantes da sua adoção. Destas, destaque-se a Campanha de Aquisição de Veículos Elétricos na RAM em curso durante o mês de setembro.

Os documentos produzidos pela AREAM no âmbito do Civitas DESTINATIONS podem ser consultados na sua página oficial dedicada ao projeto.

Para saber mais sobre mobilidade elétrica e conhecer os modelos em campanha e as condições de venda, consulte o website https://ve.aream.pt, e faça o seu registo.

A Campanha de Aquisição de Veículos Eléctricos na RAM integra-se no Projecto Europeu Civitas Destinations, co-financiado pela União Europeia, através do Programa Horizonte 2020.