Mundo

Unicef estima que explosões em Beirute afectaram cerca de 100 mil crianças

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A Unicef estimou hoje que cerca de 100 mil crianças foram afectadas pelas explosões em Beirute em 04 de Agosto, apesar dos números ainda serem "confusos", e alertou para a urgência em ajudar a atenuar as suas necessidades mais imediatas.

As explosões afectaram, entre outros, hospitais que sofreram graves danos, tal como centros de saúde e cerca de 120 escolas, além de se terem perdido as provisões de saúde que estavam armazenadas perto da capital libanesa em plena pandemia de covid-19.

A directora de Comunicação e Alianças Privadas da Unicef, uma agência das Nações Unidas, a espanhola Raquel Fernández, dizia num vídeo comunicado que entre as 100 mil crianças afectadas estão as vítimas mortais e feridas, mas também aquelas que perderam a sua casa ou que não encontram a sua família no meio do "caos".

Segundo Raquel Fernández, estas crianças estão a sentir "o trauma do horror vivido" a que se soma a situação de crise económica e a pandemia de covid-19 que atravessava o país antes da explosão, e, por isso, defendeu que a necessidade de proteger a infância nestes momentos é urgente.

Segundo esta porta-voz da Unicef, neste momento, as prioridades centram-se na compra de provisões de saúde e 'kits' de higiene e água, e no apoio do programa de juventude pelo qual os jovens voluntários ajudam a limpar ruas e casas e a preparar e distribuir comida para as famílias mais vulneráveis.

Reunir crianças separadas das suas famílias, dar apoio psicossocial, reabilitar escolas e centros de saúde são também outras das prioridades destacadas pela Unicef.

"São necessidades muito urgentes, imediatas e muito graves. A Unicef precisa de ajuda, necessita de fundos. As nossas necessidades iniciais são superiores a oito milhões de dólares e como sempre agradecemos muitíssimo a todo aquele que possa e queira apoiar", apelou Raquel Fernández.

A Unicef trabalha, desde o primeiro dia, com as autoridades locais, organizações não-governamentais (ONG) e outros "aliados" no terreno.

Raquel Fernández dá exemplos de como ajudar e, entre outros, refere o transporte de medicamentos e vacinas que havia num armazém perto do porto de Beirute, e que foram levados para um outro mais seguro, e o programa de apoio à juventude e protecção infantil que presta apoio psicossocial às crianças afectadas.

Duas fortes explosões sucessivas sacudiram Beirute na terça-feira, causando, pelo menos 158 mortos e cerca de 6 mil feridos, segundo o último balanço feito pelas autoridades libanesas.

Perto de 160 mortos e mais de 6 mil feridos em Beirute

Milhares estão hoje concentrados no centro de Beirute para pedir contas às autoridades sobre as explosões; manifestação resultou em confrontos

Agência Lusa, 08 Agosto 2020 - 16:50

Até 300 mil pessoas terão ficado sem casa devido às explosões, segundo o governador da capital do Líbano, Marwan Abboud.

As violentas explosões deverão ter tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto da capital libanesa.

Carga que originou explosões em Beirute era portuguesa

Encomenda de 2,7 toneladas de nitrato de amónio apreendida pelas autoridades libanesas foi substituída por outra remessa

Agência Lusa , 09 Agosto 2020 - 12:33

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, revelou que cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio estavam armazenadas no depósito do porto de Beirute que explodiu.

Fechar Menu