Madeira

34,5ºC no ar, 25,8ºC no mar

Última semana do quente mês de Agosto bate recordes de temperatura do mar à serra

None

A última quinta-feira, dia 27, foi o dia mais quente do ano na Madeira, tanto em terra como no mar

Esta última semana do mês de Agosto fica sobretudo marcada por ter proporcionado temperaturas recorde em 2020, tanto no ar, como no mar. Em ambos os casos os extremos da temperatura máxima foram registados na última quinta-feira, dia 27. Nessa escaldante tarde enquanto a temperatura do ar nos Prazeres subia até aos 34,5ºC, registados às 14h40, mar, a boia ondógrafo junto ao Porto do Funchal, marcou 25,8ºC de temperatura máxima da água do mar pelas 15 horas. Dois recordes absolutos neste ano de 2020.

Apesar dos valores muito altos da temperatura, ‘em terra’ os registos ficaram aquém dos recordes absolutos da temperatura máxima no mês de Agosto. O valor mais extremo de que há registo na Madeira remonta a 1976, quando o Funchal/Observatório registou 38,5ºC. Há um outro registo muito próximo deste máximo histórico a assolar o Funchal num passado bem recente. Chegou aos 38,2ºC e foi sentido no ‘inferno’ de 2016, Verão marcado pelos grandes incêndios junto à cidade. Esta semana o valor mais alto da temperatura no Funchal/Observatório ‘ficou-se’ pelos 30,3ºC (Observatório), na quarta-feira, dia 26, o 18º registo mais alto no ranking da estação mãe do IPMA na Região.

Se na ‘baixa’ as temperaturas máximas desta semana ficaram ainda assim muito longe dos máximos históricos, na zona alta do Funchal verificou-se o inverso. Foi o caso do Chão do Areeiro, que em dois dias consecutivos – quarta (30,8ºC) e quinta-feira (31,8ºC) – bateu o recorde da temperatura máxima registada em Agosto naquela estação meteorológica situada a mais de 1500 metros de altitude. Há 40 anos que o Areeiro não registava dias tão quentes, a avaliar pelo anterior máximo da temperatura ali registada (30,6ºC em 1980).

A vaga de calor desta semana chegou também a Porto Santo, que aqueceu até ultrapassar os 30 graus Celsius, fasquia raramente superada na ‘ilha dourada’. O valor extremo deste Verão foi registado na quarta-feira, dia 26 (30,5ºC). Ainda assim quase 5 graus abaixo do máximo histórico de qua há registo oficial na ‘ilha dourada’. A máxima mais alta alguma vez registada prevalece desde o ano de 1990 (35,3ºC). Os 30,5ºC sentidos esta semana correspondem ao 7º registo mais alto de sempre naquele território.

Fechar Menu