Madeira

Temperatura no Funchal vai ultrapassar os 30 graus Celsius esta semana

Tempo quente será ainda mais quente esta quarta e quinta-feira

None

Tempo quente e seco vai escaldar do mar à serra nos próximos dias

O tempo quente que se tem feito sentir na Madeira será ainda mais quente nos próximos dias, podendo a temperatura do ar atingir valores superiores a 30 graus Celsius no Funchal.

Esta quarta e quinta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para temperatura máxima no Funchal na ordem dos 32ºC e 31ºC, respectivamente.

“Prevê-se em geral céu pouco nublado, em especial na costa sul. As temperaturas máximas e mínimas do ar irão manter-se altas, acompanhadas de valores baixos de humidade relativa do ar, em particular na costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira, em especial nos dias 26 (quarta-feira) e 27 (quinta-feira)”, informou o delegado regional do IPMA na Madeira, Victor Prior, referindo-se à previsão geral para esta semana na Região.

Para estes dois dias o meteorologista dá conta que “os maiores valores da temperatura máxima previstos são da ordem dos 32ºC e a humidade relativa do ar inferior a 30% nas regiões montanhosas”.

Se no Funchal a meio desta semana a temperatura do ar deve ultrapassar os 30 graus, nas regiões montanhosas (Bica da Cana) 30 graus é o valor extremo da temperatura máxima prevista. Muito perto desta fasquia deverá ser a temperatura mais alta na costa Norte da Madeira - 29ºC em São Vicente – enquanto em Porto Santo estão previstos 27ºC de máxima praticamente toda a semana.

Em relação ao vento que tem soprado por vezes forte nas terras altas e extremos da ilha da Madeira, só a partir de amanhã deverá amainar, para voltar a ‘crescer’ no final da semana.

“O vento será em geral fraco a moderado (10 a 35 km/h), com rajadas que poderão atingir cerca de 50 a 70 km/h nos extremos leste e oeste e regiões montanhosas” hoje e amanhã e também na sexta-feira e sábado.

Será assim uma semana dominada pelo tempo quente e seco, estado do tempo “essencialmente condicionado pelo bordo leste ou sudeste do Anticiclone dos Açores”.

Em relação ao mar, nada de especial na previsão desta última semana de Agosto.

“Nas zonas costeiras de Porto Santo e da Madeira, a altura significativa das ondas deverá variar entre 1,0 m e 2,0 m”, aponta.

Fechar Menu