País

Apoios ao sector das pescas com 180 candidaturas aprovadas

None

São 180 as primeiras candidaturas aprovadas para apoio ao sector das pescas, que representam um apoio público de 2.725.494 euros dos quais já foi pago um milhão e 67 mil euros, informou esta sexta-feira o Governo, em comunicado.

Estes apoios, no âmbito do Programa Operacional Mar 2020, correspondem a 25 candidaturas de embarcações de arrasto (466.222,48 mil euros), 89 embarcações do cerco (1.752.118 euros) e 66 embarcações polivalentes (507.153 euros), segundo informação da tutela.

No total, com as alterações ao Programa Operacional Mar 2020, para compensar pescadores e empresas do sector da pesca por paragens temporárias da frota, foram alocados sete milhões de euros de apoio público.

Já a linha de crédito do programa Capitalizar conta neste momento com 59 candidaturas aprovadas, num total de 12,2 milhões de euros de crédito pedido e 921 mil euros de bonificação prevista.

Com estas verbas pretende-se “disponibilizar os meios financeiros necessários para fazer face às necessidades de fundo de maneio e de tesouraria, nomeadamente para a liquidação de salários, impostos ou pagamentos de dívidas junto de fornecedores ou de instituições financeiras”, frisa o Governo, na nota divulgada esta sexta-feira.

As medidas de apoio à pesca no quadro da Covid-19, com o objectivo de minimizar os impactos económicos na pesca e aquicultura devido à pandemia, assim como garantir as condições de segurança dos pescadores, permitiram a realização de 1.720 testes em todo o país a profissionais do sector.

Para uma das linhas de apoio, especificamente destinadas à aquisição de equipamentos e materiais de protecção individual, tal como à realização de testes de despistagem, foi alocada uma verba de três milhões de euros.

Esta aviso contemplou 45 projectos, “16 dos quais de armadores e pescadores, quatro de entidades públicas e associações de pescadores, dois de empresas de aquicultura e 23 de empresas de transformação, envolvendo um investimento de 1,9 milhões de euros”, refere o mesmo comunicado.

O apoio público aprovado, dois milhões de euros, foi dirigido em 56% para os profissionais do sector da pesca, 42% para as empresas de transformação e 2% para as empresas aquícolas, informa a tutela.

Fechar Menu