>
País

Governo português aprova procedimentos a adoptar em lares residenciais para idosos

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

O Governo aprovou esta quinta-feira, dia 2 de Abril, um despacho que determina os circuitos e procedimentos a adoptar em estabelecimentos de cariz residencial para idosos e equipamentos da Rede Nacional de Cuidados Integrados (RNCCI) onde sejam detectados casos de infecção por Covid-19.

“Este despacho prevê a intervenção articulada das Câmaras Municipais, da Protecção Civil, da Autoridades de Saúde locais e da Segurança Social de forma a encontrar equipamentos alternativos para alojar pessoas em isolamento profilático e/ou em situação de infecção confirmada de Covid-19 que, face à avaliação clínica, não tenham necessidade de internamento hospitalar”, explica um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI).

Quando não existam equipamentos alternativos nos próprios municípios, fica estabelecido que “sejam procuradas soluções noutras autarquias do distrito ou de distritos adjacentes, sempre em articulação entre as várias autoridades”, acrescenta o MAI.

Este despacho, assinado pelos ministros da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, da Administração Interna, Eduardo Cabrita, da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Saúde, Marta Temido, “procura apoiar as instituições e entidades públicas que tenham de intervir nestas situações, garantindo assim o especial dever de protecção de uma população especialmente fragilizada”, sublinha a mesma nota.

Em Portugal, segundo o balanço feito na quinta-feira pela Direcção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na véspera (+11,8%), e 9.034 casos de infecções confirmadas.

Dos infectados, 1.042 estão internados, 240 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Fechar Menu