>
País

Activadas unidades de saúde em Braga, Matosinhos e Tâmega e Sousa devido ao Covid-19

None

O Hospital de Braga, a Unidade Local de Saúde de Matosinhos e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa foram ativados para dar resposta a casos relacionados com o novo coronavírus, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Estas unidades do Norte vêm completar a oferta disponível nos Hospitais de São João e Santo António, que segundo a DGS “mantêm a capacidade de resposta”.

“Estas medidas têm como objetivo reforçar o acesso e a capacidade de resposta dos serviços de saúde”, afirma a DGS numa nota divulgada ao fim da manhã.

A diretora-geral da saúde, Graça Freitas, tinha afirmado na segunda-feira à noite que os hospitais de “Santo António e São João esgotaram a capacidade”.

A DGS confirmou também na segunda-feira que em Portugal foram confirmados os dois primeiros casos de infeção, um homem de 60 anos e outro de 33, internados em hospitais do Porto.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.000 mortos e infetou quase 90 mil pessoas em 67 países.

Das pessoas infetadas, cerca de 45 mil recuperaram.

Além de 2.912 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.

Um português tripulante de um navio de cruzeiros está hospitalizado no Japão com confirmação de infeção.

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

Fechar Menu