Madeira

Convinha esclarecer

None

Boa noite!

Antes do descanso e da festa, deixo-vos cinco notas:

. No dia em que a Europa regista mais de 100 mil novos casos confirmados de infecção por Covid-19 – e esta é a primeira vez desde o início da pandemia que essa marca é ultrapassada -, a Madeira divulga timidamente que há mais um médico infectado. Desta vez, com nota explícita de haver pelo menos 17 contactos referenciados. O rigor tarda, mas sempre aparece.

. O Governo Regional fartou-se de esperar e mesmo sem o aval do Estado avança para a concretização do empréstimo, que permitirá recorrer ao financiamento de necessidades orçamentais excepcionais. Pelo caminho ficam promessas não cumpridas ou então realidade mal percepcionadas. Marcelo garantiu mesmo a Albuquerque que a República ia dar aval ao empréstimo dos 458 milhões de euros ou tudo não passou de um intrigante mal entendido?

. O ‘debate’ do PDES, do qual Pedro Calado saiu desiludido, teve o condão de gerar interrogações a vários níveis. E há uma que convinha esclarecer. Se era tão estratégico para a Região porque é que regimentalmente não houve o cuidado de fomentar a discussão acesa e de mobilizar todo o governo a marcar presença no plenário da ALM?

. A Igreja madeirense é tudo menos miserável. Tem património e poupanças, o suficiente para evitar expôr-se ao ridículo, de mão estendida. O que se passou na paróquia dos Canhas e Carvalhal é mais do que vergonhoso. Remete para questões sérias como o débil estatuto económico do clero, a gestão desregrada das casas paroquiais e acima de tudo para um egoísmo atroz.

. Domingo completamos 144 anos de existência. Vamos festejar o nosso aniversário dando prendas, uma nova plataforma digital e 80 páginas com conteúdos ligados ao papel que este jornal centenário desempenhou nos momentos de crise a exemplo daquela que vivemos nesta altura. Vai ver que alegadas novidades de agora já têm mais de um século.

Fechar Menu