5 Sentidos

Grupo de Folclore de Machico assinala 38.º aniversário com uma missa

None Ver Galeria

O Grupo de Folclore de Machico comemora amanhã o seu 38.º aniversário e, atendendo à actual situação de pandemia, entendeu assinalar a data apenas com a celebração de uma missa, que terá lugar às 10h00, na Igreja Matriz daquela cidade.

O Grupo de Folclore de Machico fez a sua primeira apresentação pública a 5 de Outubro de 1982, no Hotel D. Pedro, para as entidades e comunicação social e, a 9 de outubro, dia do concelho e do Senhor dos Milagres no Largo da Câmara Municipal de Machico, apadrinhado pelos grupos de folclore do Porto da Cruz e da Casa do Povo da Camacha. Desde daí o grupo tem crescido e percorrido a Madeira nas principais festas e festivais e tem realizado vários intercâmbios com grupos portugueses e estrangeiros.
Tem dois trabalhos discográficos editados e o livro “Grupo de Folclore de Machico, Retrospectiva dos 25 anos (1982-2007)”.
Entre muitas actividades levadas a cabo pelo grupo, destacam-se a criação de um centro infantil de música e artes plásticas, organização de exposições etnográficas, cursos de instrumentos musicais tradicionais, recriação de algumas tradições da quadra natalícia, criação do grupo de cordofones “Machetes de Machim” e organização do Encontro de Folclore de Machico.

Fechar Menu