País

Presidente da República condecorou forças nacionais em missões na República Centro Africana

None

O Presidente da República condecorou hoje, no âmbito das comemorações do 10 de Junho, em Portalegre, as quatro Forças Nacionais Destacadas (FND) na República Centro Africana (RCA) em missão ao serviço das Nações Unidas.

Marcelo Rebelo de Sousa procedeu a esta distinção em Portalegre, cidade que acolheu este ano as cerimónias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, perante a presença dos diferentes titulares de órgãos de soberania nacionais, entre eles o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, e o primeiro-ministro, António Costa, assim como autoridades judiciais e militares.

O Presidente da República atribuiu quatro medalhas de ouro de serviços distintos nos respetivos estandartes nacionais das primeiras quatro FND na República Centro-Africana - forças que estiveram em missões das Nações Unidas de estabilização multidimensional integradas (MINUSCA).

Em Portalegre, o chefe de Estado condecorou a primeira das forças nacionais que esteve na República Centro-Africana entre 17 de janeiro e 04 de setembro de 2017; a segunda, entre 04 de setembro de 2017 e 05 de março de 2018; a terceira, entre 05 de março e 05 de setembro de 2018; e a quarta, entre 06 de setembro de 2018 e 11 de março de 2019.

Antes deste ato, após ter sido entoado o hino nacional, o Presidente da República passou revista às forças em parada, procedendo-se em seguida a uma homenagem aos mortos em combate.

As comemorações do Dia de Portugal começaram no domingo, em Portalegre, com uma cerimónia de içar da bandeira nacional, e terminam em Cabo Verde, onde o Presidente da República e primeiro-ministro estarão entre hoje e terça-feira.

Nesta cerimónia, também esteve presente o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e no desfile militar contou com uma representação cabo-verdiana a participar juntamente com as Forças Armadas Portuguesas.

A seguir, Marcelo Rebelo de Sousa viaja para a Cidade da Praia com o primeiro-ministro, António Costa, e com o Presidente de Cabo Verde, onde falará perante representantes da comunidade portuguesa neste país, que é composta, no total, por cerca de 21 mil pessoas, dispersas por várias ilhas cabo-verdianas.

As comemorações do Dia de Portugal terminam com uma recepção à comunidade portuguesa, num hotel do Mindelo, na terça-feira ao fim do dia.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro regressa a Portugal e o Presidente da República viaja para a Costa do Marfim para uma visita de Estado.