Artigos

A nossa oferta formativa

O nosso compromisso é o de garantir a qualidade dos cursos

A qualidade da oferta formativa e o apoio aos estudantes estão entre as prioridades da Universidade da Madeira (UMa).

Para o ano letivo de 2019/20 a UMa oferece vagas em 19 cursos de licenciatura, no Ciclo Básico de Medicina, em 16 mestrados, 6 doutoramentos, 9 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), numa pós-graduação e nalguns cursos livres. As designações e os planos de estudos dos cursos podem ser consultados em https://www.uma.pt/ensino ou informados presencialmente no Gabinete de Apoio ao Estudante, no Campus da Penteada, aberto à hora de almoço.

O nosso compromisso é o de garantir a qualidade dos cursos e de apostar na transferência de conhecimento, na associação a projetos inovadores e na internacionalização. É também o de adequar a oferta às exigências do meio e ao contexto nacional e internacional em que a Universidade está inserida. Nesse sentido, oferecemos um lato espetro de áreas, que estão disponibilizadas nos seguintes cursos de licenciatura: Artes Visuais, Biologia, Bioquímica, Ciências da Educação, Comunicação Cultura e Organizações, Design, Direção e Gestão Hoteleira, Economia, Educação Básica, Educação Física e Desporto, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, Engenharia Informática, Estudos de Cultura, Gestão, Línguas e Relações Empresariais, Matemática, Psicologia, e Ciclo Básico em Medicina, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Ao nível dos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), também aplicamos o princípio de oferecer um leque variado de formações, que está plasmado em cursos como Agricultura Biológica, Contabilidade e Fiscalidade, Gestão Energética e Ambiental, Guias da Natureza, Redes e Sistemas Informáticos, Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação, Sistemas Eletrónicos e Instalações Elétricas, Cozinha e Produção Alimentar e Reabilitação Energética e Conservação de Edifícios. Aguardamos ainda a aprovação para o curso de Técnico Auxiliar de Cuidados de Saúde e Sociais.

No que diz respeito ao apoio aos estudantes, para além das bolsas de estudos financiadas pelo Estado Português, a Universidade da Madeira disponibiliza mais de 60 outras bolsas de estudos, financiadas pelo Apoio de Emergência e por diversas instituições públicas e privadas parceiras da nossa Universidade. Disponibiliza também cerca de 150 Bolsas de mobilidade para os nossos estudantes, no país e no estrangeiro.

Temos a missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico e cultural da Região. Estamos certos de que todos ganharemos com a qualidade da nossa formação.