Artigos

Em defesa de um Serviço Regional de Saúde digno e dignificante

Não é segredo para ninguém que o Sistema Regional de Saúde (SRS) vive tempos conturbados, não conseguindo garantir, há muito tempo, a satisfação das necessidades dos utentes, que somos todos nós.

Também não é segredo para ninguém que ao longo dos últimos 8 anos, foi o CDS o partido que mais denunciou - propondo igualmente soluções - os problemas do SRS. Foram centenas as denúncias que fizemos, em defesa dos utentes, mas também dos profissionais que, diariamente, prestam serviço aos cidadãos. Foram também centenas as propostas que fizemos. O PSD rejeitou-as (quase) todas. O PS encolheu-se e nunca assumiu um papel de referência e de oposição construtiva.

Agora, PSD e PS parecem ter acordado. O partido que governa despertou para culpabilizar o Governo da República pelo atraso na construção do novo hospital, que nós também condenamos. Mas esquece-se de dizer que durante anos, defendeu obras no Hospital Dr. Nélio Mendonça, em vez da construção de uma unidade de raiz, sendo por isso um dos culpados pela situação atual. Enfim, o comportamento habitual, ou seja, culpar entidades externas, minimizando as responsabilidades próprias.

O PS procura defender o indefensável, ou seja, o comportamento do Governo de Lisboa. E faz denúncias sem apresentar uma única proposta, prática habitual de quem nunca entendeu que a política não é um jogo, devendo ser feita com responsabilidade e em prol dos cidadãos.

Quanto a nós, continuaremos a fazer aquilo que nos compete e aquilo que deve competir a um partido responsável. Criticar e denunciar, mas ao mesmo tempo, propor soluções. Quem nos quiser acompanhar é bem-vindo, porque aquilo que queremos é resolver problemas. Não nos pomos em bicos de pés. Mas também não abandonaremos a luta. Porque a saúde é um bem demasiado precioso para ser tratado como mero instrumento político; porque os utentes do SRS não são armas de arremesso. São pessoas. Como eu. Como você. Que merecem respeito, dignidade e um serviço de qualidade. Que merecem que os impostos que pagam sejam utilizados em seu favor. Que merecem que quem governa - e que quem é oposição - actue responsavelmente.

Temos propostas em todas as áreas da Saúde. Dos cuidados primários aos serviços hospitalares, passando pela prevenção, pelo acompanhamento em ambulatório, pela dignificação dos profissionais, pela humanização do sistema. Brevemente, iremos dá-las a conhecer em bloco, porque individualmente, muitas delas foram já apresentadas. Repito o desafio. Os partidos, mas também os agentes do sector ou outros agentes sociais que se quiserem juntar a nós, na construção de uma proposta estrutural para o SRS, são bem vindos. Não temos a ambição da certeza absoluta. Mas sabemos o trabalho que temos vindo a fazer. Há oito anos.