País

Actividade sísmica na zona oeste do Faial com ligeiro incremento desde domingo

None

A zona oeste do Faial está a registar desde domingo “um ligeiro incremento” da actividade sísmica, com todos os eventos “com epicentro no mar”, disse à Lusa o presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

“É uma das muitas zonas sismogénicas do arquipélago e desde o dia 3 de Novembro (domingo), sensivelmente desde as 16 horas, que se registou um ligeiro incremento da actividade sísmica nesta zona sismogénica, localizada a oeste do Faial, com uma distância entre os 25 e os 35 quilómetros da ilha”, explicou Rui Marques.

O responsável adiantou que desde o início do incremento da actividade sísmica já foram sentidos três sismos, o primeiro dos quais na terça-feira, às 06h22 locais (mais uma hora em Lisboa) com magnitude 4,4 na escala de Richter e sentido com intensidade IV/V (escala de Mercalli Modificada) em Capelo, Castelo Branco e Feteira, concelho de Horta (Faial).

“Este sismo foi também sentido em algumas freguesias do Pico e São Jorge e foi o mais energético até ao momento”, acrescentou Rui Marques, referindo que “há ainda o registo de outro sismo sentido na terça-feira pelas 21h19 dos Açores, com magnitude 3,8 (Richter) e sentido no Faial com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) na Praia do Norte, Capelo, Feteira e Castelo Branco”.

De acordo com o responsável do CIVISA, o mais recente sismo foi sentido hoje às 00h25 dos Açores com magnitude 3,9 (Richter) e com intensidade máxima IV (escala de Mercalli Modificada) na Praia do Norte e Feteira.

“O evento foi ainda sentido com intensidade III nas freguesias de Matriz e Praia do Almoxarife”, acrescentou.

Rui Marques esclareceu que estes incrementos “na zona oeste do Faial são cíclicos”, salientando que os sismos que têm sido sentidos “têm todos epicentro no mar”.

“Este é o terceiro incremento da actividade sísmica neste sector este ano”, adiantou ainda.